Agritech atrai 408 investidores e capta R$1,68mi na CapTable

A startup gaúcha Auster desenvolveu uma solução que indica a quantidade ideal de fertilizante nitrogenado para cada área da lavoura.
Acompanhe tudo sobre Agritech, Investidores e muito mais!

A maior plataforma de investimentos em startups do Brasil, CapTable, finalizou mais uma rodada de investimentos neste ano. A startup que recebeu o aporte desta vez foi a Auster, agritech que oferece uma solução que indica aos produtores rurais qual é a quantidade ideal de fertilizante nitrogenado para cada área da lavoura. 

A demanda por maior eficiência na aplicação de fertilizantes não é de hoje, mas o trabalho desenvolvido pela startup é inédito no Brasil. É a primeira vez que a agricultura nacional conta com uma solução em prescrição de fertilizantes nitrogenados que não necessita de investimentos em hardware, interação com aplicativos ou capacitação de profissionais para executar a função.

O serviço oferecido pela startup pode ser utilizado pelos agricultores de médio e grande porte, pois estes já têm a estrutura e o maquinário necessários para fazerem uso da solução.

A agritech foi criada em 2016 em Santa Maria (RS), mas o negócio tinha um foco diferente do atual. Até que em 2019, após receber um investimento-anjo, a Auster adotou o modelo de negócios que é praticado até hoje. 

Desde então, a startup deixou de atuar apenas no Rio Grande do Sul. Hoje a Auster tem clientes nas regiões sudeste e centro-oeste do país. 

Plano de expansão

O plano de expansão da startup abrange fortalecer as vendas nos estados e regiões em que já atuam. Além disso, também quer emplacar o serviço em outras regiões do país, como o nordeste.

O CEO da Auster, Saulo Penna Neto, afirma que com o investimento recebido na CapTable, a startup dará início a esse plano de conquistas de novos territórios. “Com o aporte que conseguimos nesta rodada de captação, já podemos iniciar o nosso plano de expansão. Queremos dar início a nossa operação na Bahia e planejamos atingir mais de 11% do mercado endereçável alcançável atual até o ano de 2026”, afirma.

Os recursos captados nesta rodada serão divididos em seis áreas diferentes. O plano apresentado aos investidores aponta que 46% serão destinados ao departamento comercial e 15% ao Departamento de Aerolevantamento, com o objetivo de aumentar a capacidade de mapeamento para acompanhar o aumento das vendas. 

Também estão previstos 13% para o departamento de tecnologia, buscando a melhoria das soluções e crescimento da capacidade de atendimento em prescrições de insumo. Os 26% restantes serão divididos em marketing, desenvolvimento de novas soluções e despesas de outros departamentos.  

Crescimento do mercado

No primeiro trimestre deste ano, o preço dos fertilizantes no Brasil dobrou em relação a 2021, que já demonstrava um grande aumento com relação ao ano anterior. Isso fez com que os agricultores buscassem diferentes soluções para utilizarem esses insumos de forma mais acertada.

Em 2020 o setor do agronegócio foi responsável por 26,6% do PIB no Brasil,  além de gerar uma renda respeitável e empregar 1 a cada 3 trabalhadores no país.

Para Paulo Deitos, cofundador da CapTable, investir em uma agritech como a Auster vai muito além da expectativa de possibilidades de ganhos futuros, mas também incentivar a criação de soluções inovadoras para o desenvolvimento do agronegócio nacional. 

“Termos fechado uma rodada que investiu nesta solução é um termômetro do quanto há um interesse neste mercado que influencia fortemente na economia brasileira. Percebe-se que o plano de crescimento desenhado pela Auster foi desenhado de forma muito pragmática a ponto de atrair mais de 400 investidores que estão confiantes que podem colher bons resultados financeiros no futuro”, afirma Deitos.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Doenças iniciais da soja colocam em risco o potencial produtivo de toda a safra

2

Segurança alimentar e a revolução dos nutrientes: o potencial estratégico dos fertilizantes organominerais e biossólidos

3

Sipcam Nichino lança mistura herbicida exclusiva para manejo de plantas invasoras de difícil controle na cultura do milho

4

Substratos Jiffy: performance, uniformidade e segurança

5

Cuidado coletivo com as estradas rurais: preservar a mata às margens também é proteger vias e vidas

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas?