Agrishow fornece soluções de ‘A a Z’ para atender o pequeno produtor rural

Acompanhe tudo sobre Agrishow e muito mais!

Produzir e empreender no agro, principalmente para pequenos agricultores e pecuaristas, exige mais do que conhecimento técnico. Soluções inovadoras, sustentáveis e acessíveis são necessárias para o momento climático e econômico do Brasil e do mundo. E é com esse foco que a 30ª edição da Agrishow, principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina, impulsiona e incentiva expositores do evento a fornecer soluções personalizadas aos pequenos negócios rurais. 

Se a agricultura familiar brasileira fosse um país, seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. O dado, do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). 

Além da geração de emprego e renda, a agricultura familiar fornece 70% dos alimentos da cesta básica. O setor se destaca na produção de milho, mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças, principais culturas da agricultura familiar segundo a Embrapa. 

Portfólio de soluções para a agricultura familiar
 

Na Agrishow, o Pavilhão de Agricultor Familiar contempla um portfólio de soluções para pequenos produtores que vai do acesso à tecnologia, mercado e crédito, fazendo uma ponte entre o agricultor e as empresas na disponibilização de produtos e serviços com foco no incremento da produtividade e renda.

Para João Marchesan, presidente da Agrishow, a agricultura familiar merece destaque pela sua importância para o agronegócio brasileiro, pois “é uma prática cuja relevância tem sido cada vez maior para a alimentação e para a economia do nosso país”. 

Mecanização otimiza a colheita 

A mecanização da colheita na agricultura familiar, por meio do uso de máquinas e tecnologias, pode melhorar a eficiência e reduzir o esforço manual. Ela é aplicada ao longo de todo o processo de cultivo, da limpeza à correção da topografia do solo, englobando ainda sistemas de irrigação e, finalmente, a colheita, em que as máquinas aumentam a eficiência do processo. 

Entre as mais de 800 marcas expositoras da feira estão empresas que oferecem produtos voltados a pequenos agricultores, com foco na otimização do plantio e colheita em culturas como o café, produto cultivado em regiões quentes e áridas do Sudeste, a exemplo do Cerrado Mineiro. 

Uma novidade apresentada pelos expositores é o uso de biofertilizantes na produção do café, melhorando a qualidade e produtividade das plantas. Os biofertilizantes oferecem proteção contra excesso de radiação solar às folhas do cafeeiro e amenizam os efeitos do clima sobre a planta, contribuindo para o aumento de produtividade. 

Já os microtratores, indicados para propriedades de até 20 hectares, realizam diversas operações agrícolas e possuem engate rápido para implementos, além de se destacarem pela eficiência e baixo consumo. 

Governador de São Paulo visita a feira 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou a 30ª Agrishow nesta terça-feira (29), acompanhado do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), e anunciou um pacote de investimentos de cerca de R$ 600 milhões voltado ao fortalecimento do setor agropecuário em áreas como crédito para pequenos e médios produtores, logística, maquinário, seguro rural e práticas sustentáveis. 

Ele destacou o papel da Agrishow para o agronegócio brasileiro e a eficiência da agroindústria brasileira que tem total condição de ocupar espaços no mercado internacional em um cenário de guerra tarifária. “Temos que ser eficientes em todos os setores, especialmente no agro, um dos motores da economia nacional. O pacote de recursos visa fortalecer as diferentes cadeias produtivas e melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais do Estado”, disse. 

O prefeito Ricardo Silva apontou os impactos positivos da Agrishow na economia de Ribeirão Preto e municípios do entorno. Segundo ele, a feira movimenta R$ 500 milhões em setores como o comércio, rede hoteleira, alimentação e entretenimento. Ele destacou ainda a geração de 7 mil empregos diretos e indiretos gerados na região. 

Ele acrescentou que os reflexos da feira vão muito além dos limites de Ribeirão Preto. “A Agrishow se traduz em visibilidade nacional e internacional e, especialmente, recursos que movimentam a economia da cidade e municípios vizinhos. Todos ganham muito com esses investimentos que vão transformar nossa infraestrutura e promover um crescimento ainda mais acelerado”, destacou.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cacau brasileiro garante espaço em ranking mundial de excelência

2

Frota de caminhões no Brasil cresce 23% em dez anos: 70% do volume de carga do agro passa pelas rodovias

3

SLC Agrícola anuncia a maior operação de mensuração de carbono (GEE) do agro brasileiro

4

Desafios para o crescimento do mercado de bioinsumos

5

CropLife e USP abrem inscrições para quarta edição de curso de combate ao mercado ilegal no agro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Produtora de cacau na Bahia, Cláudia Sá ficou em primeiro lugar na categoria Mistura do Concurso Nacional de Cacau Especial de 2024, evento que a classificou para a disputa mundial. FOTOS: CARLOS BORGES

Cacau brasileiro garante espaço em ranking mundial de excelência

Foto Divulgação Ascenza

Frota de caminhões no Brasil cresce 23% em dez anos: 70% do volume de carga do agro passa pelas rodovias

Divulgação

SLC Agrícola anuncia a maior operação de mensuração de carbono (GEE) do agro brasileiro

Arquivo

Desafios para o crescimento do mercado de bioinsumos