Abacate Margarida leva mais produtividade pra lavoura

Variedade gigante com safra de maio a outubro oferece maior lucratividade ao agricultor.
plantação de Abacate Margarida
Arquivo
Acompanhe tudo sobre Abacate e muito mais!

O abacate (Persea americana) pertence à família Lauraceae, a qual tem ampla relevância econômica pela excelente propriedade nutritiva presente em seus frutos. O abacate Margarida tem sua origem no norte do Paraná, sendo considerado uma variedade tardia, com safra de maio a outubro.

Esta é uma das maiores variedades de abacate, podendo atingir até 1,5 kg, sendo bastante resistente a pragas e doenças. A fruta apresenta caroço pequeno, casca fina, lisa e verde, com polpa amarela e cremosa, sabor suave e adocicado. O abacateiro é exigente em luz solar direta e solo bem drenado, com muita matéria orgânica.

Além disso, os abacates produzidos pelo Abacate Margarida são famosos por sua casca fina, polpa cremosa e sabor suave, tornando-os perfeitos para consumo in natura, saladas, guacamole e outros pratos deliciosos. Esta variedade é conhecida por se adaptar bem a diferentes condições climáticas, tornando-a uma escolha versátil para jardins e pomares em várias regiões.

Os frutos são ricos em várias vitaminas do complexo B, vitamina K, vitamina C e vitamina E. Além disso, o abacate é muito rico em potássio, um sal mineral que regula a atividade muscular e protege o corpo de doenças, e glutationa, um poderoso antioxidante que atua em compostos potencialmente cancerígenos. É bom, ainda, para a saúde da pele, cabelos e unhas.

Maturação tardia

O Abacate Margarida tem se destacado pela tolerância a temperaturas mais baixas e épocas de maturação tardia, comparada a outras variedades mais comercializadas. O plantio de variedades tardias do abacate Margarida é uma oportunidade de oferecer frutos no mercado no período de ausência de outras variedades, ocasionando maiores lucros ao agricultor.

A muda de abacate enxertada traz muitos benefícios. A planta é conhecida por sua alta produtividade e qualidade dos frutos e a enxertia possibilita a produção muito antes do normal.

Um dos maiores benefícios da muda de abacate enxertada é a resistência a doenças. Plantas enxertadas apresentam um sistema radicular mais forte, o que as torna mais resilientes contra pragas e enfermidades. A poda é indispensável para garantir o crescimento saudável da planta e objetiva remover os ramos secos ou doentes.

Enfim, o abacate Margarida tem ótima aceitação no mercado, tanto pelo sabor quanto pela textura de seus frutos. O consumo de abacates continuará aumentando devido à crescente conscientização dos consumidores sobre seus benefícios para a saúde. Os agricultores têm a missão de produzir com qualidade e expandir sua produção de frutas para outras localidades.

Abacate margarida é um fruto climatérico

O abacate é um fruto climatérico, assim seu amadurecimento acontece alguns dias após a colheita. As dificuldades encontradas na produção de frutas são as perdas pós-colheita, que pode ser reduzidas se na colheita forem adotados manejos adequados.

No Brasil, as perdas na fase pós-colheita por falta de técnicas de conservação causam grandes prejuízos aos agricultores. Para diminuir estas perdas são utilizadas técnicas pós-colheita com tratamento com fungicidas, controle de temperatura e umidade, aplicação de ceras e diversas embalagens.

As técnicas de conservação dos frutos é uma alternativa eficiente para aumentar a produção, ampliando o fornecimento de frutos para vários mercados consumidores. Além de perecíveis, fatores como danos mecânicos; compressão e corte; alterações químicas, bioquímicas e biológicas podem causar modificações na cor, aroma, sabor e textura da fruta.

Assim, armazenar os frutos de abacate sob refrigeração é um método de conservação pós-colheita eficaz para amenizar os processos da maturação da ação do etileno, hormônio que atua no amadurecimento dos frutos climatéricos, e diminuir crescimento dos microrganismos.

Produção nacional do abacate

No Brasil, a produção de abacate se destaca na região sudeste, com uma forte atuação do estado de São Paulo, vindo logo atrás Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.

No entanto, o cultivo de abacate tem se expandido para outras regiões, como por exemplo, o estado do Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.

Desta forma, o abacate é uma das frutas que mais tem se destacado no setor agrícola brasileiro nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da fruta no Brasil fica em torno de mais de 300 mil toneladas.

LEIA TAMBÉM:

Autoria:

Paula Almeida Nascimento
Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia/Produção Vegetal – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
paula.alna@yahoo.com.br

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Abacate Margarida leva mais produtividade pra lavoura

2

Pesquisa e melhoramento ampliam desempenho das alfaces cultivadas no Brasil

3

12º AgTech Day destaca inovação e sustentabilidade no agro em Piracicaba (SP)

4

Manejo de nematoides em soja resistente

5

Preços em alta e novos mercados impulsionam exportações do agro mineiro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

plantação de Abacate Margarida

Abacate Margarida leva mais produtividade pra lavoura

Alface Cida, Topseed Premium
Agristar do Brasil

Pesquisa e melhoramento ampliam desempenho das alfaces cultivadas no Brasil

Hamilton Ramos / Divulgação

‘Podridão da uva madura’ terá protocolos específicos de manejo publicados em dezembro, após ação de pesquisadores

Foto Agência Gov.br

Exportação de frutas registra melhor outubro em dez anos com vendas de US$ 177,5 milhões