A revolução do tomate no Brasil: a jornada da KWS Brasil

Acompanhe tudo sobre agricultura brasileira, inovação agrícola, KWS Brasil, revolução do tomate e muito mais!

Walter Fernando Bernardi
Pesquisa e desenvolvimento – KWS
walter.bernardi@kws.com

Desde 2020, a KWS Brasil tem se dedicado ao desenvolvimento de variedades de tomate indeterminado adaptadas às condições brasileiras. Como melhorista e pesquisador de tomate indeterminado para o mercado brasileiro, tenho o privilégio de compartilhar a história de nossa empresa e os avanços que estamos prestes a lançar no mercado.

A decisão de investir no programa de melhoramento genético de tomate foi motivada pela necessidade de criar variedades que se adaptassem ao campo aberto e ao clima tropical. Com foco claro e objetivo nas diferentes condições climáticas do país, começamos a desenvolver nosso germoplasma de tomate, criando um banco robusto e diversificado.

Estrutura

Nosso centro de tecnologia em Uberlândia (MG) é o coração do programa de melhoramento genético. Equipado com tecnologia de ponta e uma equipe especializada, este centro tem sido fundamental para o desenvolvimento de novas variedades de tomate. Estamos em fase avançada de testes e, em breve, lançaremos um híbrido comercial que promete ser referência no mercado.

Além disso, a KWS conta com um centro de tecnologia em Einbeck, na Alemanha, que oferece todo o suporte necessário em análises moleculares, incluindo análises de resistência a doenças. Esse suporte é crucial para o desenvolvimento de híbridos com alta resistência às principais doenças, garantindo plantas mais saudáveis e produtivas.

A KWS Brasil também conta com um suporte fitopatológico local, que assegura a resistência dos híbridos e a sanidade de nossos materiais, proporcionando ainda mais segurança e qualidade aos nossos produtos.

Prevenção ainda é o melhor caminho

Trabalhamos globalmente para antever qualquer risco de doenças, criando variedades altamente resistentes para que os produtores brasileiros não percam suas lavouras. Atualmente, estamos nos preparando para incorporar a resistência genética em nossos híbridos ao vírus do rugoso (ToBRFV – “tomato brown rugose fruit virus”), o qual tem causado grandes prejuízos em vários países do mundo, mas que ainda não está presente no Brasil.

A KWS Brasil está comprometida em fornecer soluções inovadoras e sustentáveis para a agricultura brasileira. Nosso trabalho árduo e a dedicação estão prestes a dar frutos. O potencial de nossas novas variedades é imenso e já está consolidado.

Estamos focados em desenvolver tomates que ofereçam alta produtividade, excelente sabor e cor, além de uma ótima pós-colheita. Esses atributos são essenciais para garantir a segurança e a satisfação de produtores, atacadistas e consumidores. Estamos ansiosos para compartilhar esses avanços com o mercado.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Bejo a Campo 2025 se prova um catálogo vivo no campo; saiba tudo o que aconteceu no evento

2

Febrava 2025 transforma feira em laboratório vivo para setor AVACR

3

Brasil deve registrar desempenhos positivos em produção e exportações de proteína animal, aponta a ABPA

4

Novus: novo livro oferece insights sobre as matrizes suínas atuais

5

A força do Limão Paulista: exportação cresce 21% em 2025

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Miriam Lins

Bejo a Campo 2025 se prova um catálogo vivo no campo; saiba tudo o que aconteceu no evento

Público conseguirá conhecer de perto as tecnologias presentes na FEBRAVA 2025 | Créditos: Divulgação Febrava

Febrava 2025 transforma feira em laboratório vivo para setor AVACR

Imagem ilustrativa/Arquivo

Brasil deve registrar desempenhos positivos em produção e exportações de proteína animal, aponta a ABPA

Limão - Foto: Pixabay

A força do Limão Paulista: exportação cresce 21% em 2025