A automação e convergência de tecnologias na Agricultura 4.0

A automação e a tecnologia já são uma realidade no campo.

Publicado em 28 de março de 2023 às 11h00

Última atualização em 28 de março de 2023 às 11h00

Acompanhe tudo sobre Automação, Marketing, Tecnologia e muito mais!

por Helio Sugimura, Gerente de Marketing da Mitsubishi Electric

Quando olhamos de longe, até pode parecer que a agricultura não mudou muito: pessoas trabalhando no campo, colhendo e criando animais. Mas se você olhar mais de perto, perceberá que a maneira como a agricultura funciona mudou, e muito, bem diante de nossos olhos. Essa mudança está acontecendo mais rápido do que qualquer um poderia imaginar, e a automação desempenha um papel importante.

A automação e a convergência de tecnologias são os drives da agricultura digital e de precisão, combinando computadores, sensores, satélites, inteligência artificial, algoritmos, GPS, com robótica e plantas resultantes da bioengenharia.

Segundo a consultoria Deloitte, a inteligência agrícola coletada por meio de drones e os aplicativos de software associados são ponto chave nessa nova agricultura. A conversão desses dados em informações úteis permite o planejamento e monitoramento da fazenda e tratamento individual de plantas e animais. Os fazendeiros podem ver 100% da área de uma propriedade em questão de minutos, ao passo que usando um trator veriam aproximadamente 10%. Os drones podem economizar tempo e custos valiosos, melhorando o conhecimento da fazenda por meio da coleta e processamento de milhões de dados.

Visão integrada e mais produtividade

A automação e a convergência de tecnologias oferecem uma visão integrada da Agricultura 4.0, comprovando como as práticas agrícolas tradicionais estão sendo aprimoradas e modificadas pela automação e introdução de soluções tecnológicas modernas e escaláveis ​​que reduzem os riscos, aumentam a sustentabilidade e a capacidade de tomar decisões preditivas, a fim de tornar a agricultura mais produtiva.

Graças à tecnologia de automação e robótica, a indústria agrícola fez avanços substanciais nos últimos anos. Este é o caso de setores como pecuária, onde boa parte dos agricultores já depende de sistemas automatizados. Da limpeza e ordenha automatizadas ao controle de qualidade do leite, por exemplo, a robótica tornou-se parte integrante da indústria pecuária. No processamento final de aves, a automação traz eficiência ao processo de corte e desossa e reduz o risco de lesões por esforços repetitivos dos trabalhadores.

Processos mais sustentáveis e eficientes

A agricultura moderna precisa ser sustentável, visando a produção de alimentos em quantidade suficiente para uma crescente população mundial. Outros objetivos são o uso racional dos recursos naturais e preservação do meio ambiente. Por esta razão, agricultores devem contar com recursos capazes de lidar com processos agrícolas complexos e executar operações difíceis com alta eficiência e sem provocar problemas ambientais.

Com informações coletadas e analisadas em tempo real, a agricultura de precisão é implementada com o objetivo de aplicar tratamentos suficientes no lugar certo e na quantidade e hora certa, entregando uma produção agrícola sustentável, com baixo consumo de insumos e alta eficiência. Na agricultura de precisão, a automação e a robótica são as principais estruturas que visam minimizar o impacto ambiental e, simultaneamente, maximizar a produção agrícola.

Exemplos de tecnologias emergentes são sistemas de visão sendo usados ​​em conjunto com Machine Learning para permitir que dados visuais tomem decisões sobre se uma planta é ou não uma erva daninha ou contém pragas indesejadas. Após a inspeção, o sistema então aplica uma quantidade certa de pesticidas nas pragas. Braços robóticos em conjunto com sistemas de visão também podem identificar frutas maduras e iniciar a colheita.

Diversas aplicações que suportam a Agricultura 4.0, aproveitando a convergência de tecnologias, estão sendo desenvolvidas, e as possibilidades parecem infinitas. Imagine uma fazenda onde uma semente é plantada automaticamente com base nas condições climáticas e localização ideais, as plantações são irrigadas com precisão quando necessário, o gado é pastoreado e alimentado, as pragas são removidas, frutas e vegetais são colhidos, classificados, embalados e entregues por encomenda. Todos os equipamentos agrícolas trabalham em sincronia, compartilhando dados, tomando decisões e aplicando automaticamente ações otimizadas desde a semeadura até o produto entregue ao consumidor final. É uma questão de trabalhar e conferir os resultados.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Congresso Andav 2025 reforçou força da distribuição de insumos e papel estratégico do agro brasileiro

2

Estudo inédito sobre azeitona revela hábitos e afetos dos brasileiros

3

Jiffy: substratos de alta performance para cultivos florestais

4

Inspira HF Batata: K+S e IPACER destacam manejo inteligente com magnésio solúvel

5

Soluções em conservação e rastreabilidade ganham destaque na 9ª The Brazil Conference & Expo para shel life no setor de FFLVO

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Congresso Andav

Congresso Andav debate o papel do agro na COP30

Agricultura sustentável

Agricultura regenerativa - O volver das cinzas

Sem título

AgroJo Fertilizantes estreia na Expoagro

Desafios da soja

Desafios do dia a dia da soja terão destaque no CBSoja