Equipamentos tecnológicos revolucionam a agricultura

Pesquisas realizadas pela Embrapa Soja constataram o impacto positivo na produtividade das plantações com o uso de drones

Publicado em 28 de dezembro de 2023 às 15h00

Última atualização em 28 de dezembro de 2023 às 15h00

Acompanhe tudo sobre #Agricultura, Equipamentos, Tecnologia e muito mais!

A presença cada vez mais marcante da tecnologia no setor agrícola está revolucionando a maneira como os produtores brasileiros administram suas propriedades rurais e uma ferramenta que tem ganhado destaque é o drone. Esses aparelhos não tripulados, controlados remotamente e equipados com câmeras de alta resolução, têm se tornado essenciais para maximizar os resultados nas atividades agrícolas.

Créditos: Sonhagro

Os produtores rurais têm adotado a tecnologia dos drones devido às imagens e vídeos que eles fornecem, com informações em tempo real, agilizando a supervisão de áreas de difícil acesso nas fazendas. Além disso, esses equipamentos têm se mostrado eficazes na detecção de pragas, doenças, falhas no plantio e problemas de irrigação.

Estudos realizados pela Embrapa Soja na safra 2020/21 revelaram o impacto positivo na produtividade das plantações com o uso de drones. A aplicação de defensivos, por exemplo, mostrou-se mais eficiente no combate a pragas como o percevejo-marrom e a lagarta-falsa-medideira, superando métodos tradicionais como bombas costais e pulverizadores de barra.

O uso dos drones aumenta a eficiência, pois eles conseguem alcançar partes mais internas do dossel que outros métodos não conseguem atingir. Apesar do investimento significativo – com preços variando entre R$ 60 mil e R$ 250 mil -, produtores de pequeno porte têm buscado acesso a esses equipamentos, muitas vezes optando por terceirizar seu uso.

Romário Alves, CEO da Sonhagro, franquia especializada em crédito rural, destaca que os produtores rurais têm encontrado suporte financeiro por meio das linhas de crédito PRONAF MAIS ALIMENTOS, PRONAMP Investimentos, INOVAGRO, RENOVAGRO e até através dos recursos próprios das instituições financeiras. “Esses equipamentos oferecem grande conveniência, eficácia e diminuição de mão de obra para o campo, com a facilidade de parcelamento em até 10 anos, tendo até 3 anos de carência para o início do pagamento e, conta ainda, com taxas reduzidas, a partir de 4% anualmente” afirma.

Além de facilitar processos burocráticos para os produtores, a Sonhagro também atua na gestão de negociações e execução de projetos técnicos exigidos pelos bancos. Essa abordagem visa auxiliar os produtores rurais a obterem o crédito necessário para aquisição de equipamentos tecnológicos que estão revolucionando a agricultura brasileira.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Região do Cerrado Mineiro se prepara para celebrar a 13ª edição do prêmio que valoriza os melhores cafés de origem controlada do Brasil

2

Emater-MG alerta sobre importância da vacinação e do controle de parasitas no rebanho bovino

3

Bayer alerta para a escolha dos híbridos de milho para ganho de produtividade e estabilidade

4

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

5

Gowan: lado a lado com o bataticultor contra a minadora

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Aplicativo da Embrapa para monitorar cascudinho na avicultura com inteligência artificial

Simpósio da FACTA discutirá custo, desempenho e saúde intestinal na nutrição animal em Foz do Iguaçu (PR)

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza / ilustrativa

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

Crédito Cristiano Soares de Oliveira

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C