Fósforo a lanço concentra nutrientes onde é necessário

Na agricultura, a aplicação estratégica de fósforo a lanço é a chave para nutrir o solo de maneira eficiente e direcionada.

Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 16h16

Última atualização em 13 de dezembro de 2023 às 16h16

Acompanhe tudo sobre concentração, Fósforo a lanço, macronutriente, Nutrientes e muito mais!

Dhyene Rayne Dos Santos Becker
Engenheira agrônoma e mestra em Biodiversidade e Conservação – Universidade Federal do Pará (UFPA)
drayneagro@gmail.com

Crédito: Shutterstock

O fósforo (P) é um macronutriente essencial ao desenvolvimento das plantas, sendo o segundo elemento que mais limita a produtividade das culturas em virtude da sua baixa mobilidade.
O P é considerado um elemento pouco móvel no solo, devido ao comportamento relacionado à sua fixação pelos minerais de argila. Essa baixa mobilidade tem relação direta com o pH do solo, visto que aqueles com pH mais alto ocasionam a formação de fosfato de cálcio, enquanto solos com pH ácido ocorre a formação de fosfato de ferro e Alumínio.
Devido à baixa presença de fósforo nos solos, é recomendado o fornecimento para as plantas por meio de minerais fosfatados. Os principais utilizados são: superfosfato simples, superfosfato triplo, fosfato diamônico, fosfato monoamônico e fosfatos naturais.
A recomendação do tipo de fertilizante sempre vai depender da análise de solo, por isso, é essencial a consultoria de um engenheiro agrônomo.

Manejo

Diversos autores destacam que os adubos fosfatados podem ser aplicados na linha de plantio, de forma localizada, na área total ou a lanço, a depender do tipo de solo, da cultura a ser implantada ou adubada, ou do sistema de cultivo.
A aplicação do adubo fosfatado a lanço consiste na colocação do adubo na camada superficial do solo, permitindo que todo o fertilizante entre em contato com o solo, sendo bastante utilizado pelos agricultores, principalmente antes da semeadura, em virtude de permitir maior agilidade e redução de gastos com outras operações.
Esse tipo de adubação tem seus lados positivos e negativos, visto que facilita a semeadura, ocasionando agilidade e diminuição de gastos. Mas, se não realizada da maneira correta e com a incorporação do nutriente no solo, pode ficar inerte ou mal distribuído no perfil do solo, e isso pode comprometer o desenvolvimento das culturas.
Geralmente, esse tipo de adubação é realizado antes do plantio em virtude dos benefícios para o desenvolvimento das sementes. O estudo de Guareschi et al. (2008), que analisou a produtividade da cultura da soja sob distintas aplicações de adubo fosfatado, observaram que a adubação antecipada é vantajosa pela melhor distribuição dos nutrientes na área de cultivo.
Assim, favorece o sistema radicular e maior rapidez na semeadura, além de aumentar a eficiência da operação de plantio,

Vantagens

Diversos são os benefícios de incorporar o fósforo no solo durante a aplicação a lanço. A incorporação faz com que 100% do fertilizante entre em contato com o solo, aumenta a distribuição nas camadas de 0 a 20 cm de profundidade e proporciona uma melhor localização em relação às raízes das plantas, pois é onde se tem a concentração de maior volume de raízes.
Outro ponto importante da incorporação da adubação é evitar os riscos de contaminação dos cursos d’agua pelo nutriente devido aos processos erosivos.
É recomendada a aplicação de adubo fosfatado a lanço em pré-semeadura, após a gessagem e calagem, quando o solo estiver com acidez equilibrada. Seguir as recomendações e aplicações adequadas refletem em bons resultados nos plantios.
Os agricultores devem sempre estar atentos ao local de armazenagem, qualidade do adubo, velocidade de aplicação e regulagem dos equipamentos e maquinários de aplicação.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 encerra etapas em novembro

2

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

3

Manga Shelly: a variedade premium que conquista o mercado mundial

4

Tarifaço causa queda de 28% nas exportações da piscicultura brasileira no 3º trimestre

5

Brasil reforça protagonismo na olivicultura em encontro do Conselho Oleícola Internacional

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Produtores de café participam de palestra técnica do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 no Sul de Minas.

Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 encerra etapas em novembro

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Manga - Crédito: Shutterstock

Manga Shelly: a variedade premium que conquista o mercado mundial

Foto: Freepik

Tarifaço causa queda de 28% nas exportações da piscicultura brasileira no 3º trimestre