Sipcam Nichino lança fungicida para sementes em 5 culturas

Solução sistêmica e de contato chega ao mercado nos próximos dias, posicionado para proteger sementes ante patógenos potencialmente danosos.

Publicado em 22 de novembro de 2023 às 09h00

Última atualização em 22 de novembro de 2023 às 09h00

Acompanhe tudo sobre fungicida, Sementes, Sipcam Nichino e muito mais!

A Sipcam Nichino Brasil anuncia esta semana o lançamento do fungicida de marca Torino®. A nova solução conta com registro para tratamento de sementes nas culturas de arroz irrigado, feijão, milho, soja e trigo, segundo informa a companhia. À base dos compostos fluazinam e tiofanato metílico, age para eliminar fungos de sementes, proteger as plantas frente a fungos de solo e melhorar o potencial germinativo das lavouras, conforme assinala a empresa.

Créditos: Divulgação

De acordo com o engenheiro agrônomo Vitor Cabral Araujo, da área de desenvolvimento de mercado, Torino® é descrito como um fungicida sistêmico e de contato com amplo espectro de ação. “Empregado em conformidade às recomendações técnicas, o fungicida favorece melhor estabelecimento de plantas (stand) na lavoura e fomenta mais produtividade nas culturas para as quais está registrado”, resume.

De acordo com o agrônomo, trata-se também de um produto estratégico à medida que protege as culturas-alvo da incidência de doenças economicamente relevantes. Na soja, por exemplo, Torino® é recomendado no controle de podridão-da-semente, phomopsis, mancha-púrpura, antracnose, podridão aquosa e mofo-branco.

No milho e no trigo, as indicações de uso são para bolor-azul e podridão-do-colmo e helmintosporiose e brusone, respectivamente. Antracnose, tombamento, fungo-de-armazenamento, podridão-dos-grãos-armazenados e mofo-branco estão no alvo de Torino® no feijão. Já no arroz irrigado, as prescrições abrangem tombamentos, fungo de armazenamento e mancha-de-grãos.

“Além da ação sistêmica, o novo fungicida atua eficazmente sobre os fungos dormentes ou ‘micélios’ presentes nas sementes. Impede assim que se desenvolvam e inviabilizem a emergência das plantas”, observa Vitor Cabral.

“Com baixo investimento na comparação a outros tratamentos, Torino® reduz riscos de contaminação do solo, protege sementes durante todo o processo de germinação e emergência, resulta em plantas mais vigorosas, mais resistentes a efeitos ambientais, ou climáticos, adversos e maximiza o potencial produtivo das áreas de cultivo”, finaliza.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

O Risco da Interrupção Operacional: Um Gargalo para a Indústria e o Agronegócio

2

Maior produção de açúcar da Índia ocorre em um cenário global baixista, aponta Hedgepoint

3

Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio terá palestra inaugural com ministro Luiz Fux

4

Produção de ovos em São Paulo cresce 7% e faturamento chega R$7,2 bi em 2025

5

Embrapa lança edital para licenciamento de produtores de mudas de mandioca

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-29_162755548

Dicas para o cultivo eficiente da couve-flor

imagem_2022-06-30_140748626

Irrigação aumenta produtividade em citros

imagem_2022-06-29_160218576

Como eliminar a mosca-branca com um manejo integrado?

imagem_2022-06-29_171335924

Quais as variedades de alface para cultivo o ano todo?