O que é uma moega de grãos e seu auxilio na segurança

CEO da Rayflex ressalta que equipamento auxilia na diminuição de perda de matérias-primas e na contenção de pó emitido no ambiente

Publicado em 26 de outubro de 2023 às 13h00

Última atualização em 26 de outubro de 2023 às 13h00

Acompanhe tudo sobre Equipamento, linha produtiva, moega de grãos, portas rápidas, segurança dos locais e muito mais!

Indispensáveis para a indústria agrícola, a moega de grãos, como o nome mesmo sugere, é um equipamento que tem a função de receber, moer e armazenar grãos. Trata-se de uma grande máquina metálica, inserida em uma linha produtiva em conjunto com equipamentos de pré-limpeza, secadores, transportadoras e outros que auxiliam o acondicionamento e o processamento desses produtos agrícolas. 

Créditos: Rayflex

Conhecida também como espaços confinados, precisa preservar a qualidade dos armazenados, ou seja, deve estar inserida em um ambiente limpo e livre de impurezas e, por esta razão, se faz necessário o uso de portas rápidas que possam barrar a passagem de sujeiras e agentes contaminantes. Segundo Giordania Tavares, CEO da Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina, durante o processo de carga e descarga de grãos, é comum que ocorram muitas perdas de matérias-primas, em especial com os triturados. “A moega de grãos vai ajudar a evitar essas perdas, além de ter um papel fundamental para conter o pó emitido pelos triturados, que podem ocasionar a poluição do ar, tanto interno como externo”, avalia.

A executiva explica que o pó exalado no ar proveniente dos grãos triturados precisa ser captado rapidamente e, por isso, contar com uma barreira que impeça a saída para o ar externo é fundamental, tanto para manter a salubridade dos funcionários e da moega, como também evitar a poluição do ar. “Não é de hoje que o processo de logística de grãos vem preocupando profissionais do agronegócio e o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente”, comenta. “Os principais riscos estão relacionados a explosões, inalação da poluição ou de fungos e bactérias alocados na poeira, que podem causar doenças diversas e problemas crônicos para o pulmão, como asma, bronquite e alergias”, completa. 

E como uma porta para moega pode ajudar? A porta rápida é capaz de exercer praticamente todos os cuidados indicados pelo CONAMA. Por suas rápidas abertura e fechamento, feitas de forma automática, a porta para moega impede que ocorra a troca de ar entre o ambiente interno e o externo. “As portas rápidas Vectorflex foram projetadas exclusivamente para locais externos que sofrem com a incidência de vento. Com excelente vedação, evitam a entrada de poeira, insetos, roedores, pombos e outras pragas, além da proteção em caso de chuvas. O equipamento também possui fotocélula tipo barreira de luz entre as colunas, fazendo com que a porta se abra caso alguém passe durante o seu fechamento, evitando assim maiores acidentes”, finaliza Giordania. 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Exportações paraguaias de carne bovina pela TCP crescem 67%

2

Leite de jumenta pode impulsionar crescimento da pecuária brasileira

3

Enza Zaden e Pairwise anunciam colaboração estratégica para pesquisa no Melhoramento de Hortaliças

4

Silagem de trigo forrageiro traz vantagens para pecuaristas no Vale do Jequitinhonha 

5

Taxar a produção ou taxar a ignorância? Por que as “taxações do pecado” não se aplicam aos agroquímicos

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Leite de jumenta pode impulsionar crescimento da pecuária brasileira

Enza

Enza Zaden e Pairwise anunciam colaboração estratégica para pesquisa no Melhoramento de Hortaliças

Luis Eduardo Pacifici Rangel

Taxar a produção ou taxar a ignorância? Por que as "taxações do pecado" não se aplicam aos agroquímicos

Amazônia - Crédito: Shutterstock

Mais da metade do carbono orgânico armazenado no solo brasileiro está na Amazônia