Congresso de Pesquisas Cafeeiras

O evento acontece no período de 24 a 27 de outubro com lançamento de duas novas variedades de café e apresentação de 509 trabalhos de pesquisas, além de debate sobre a situação atual da cafeicultura

Publicado em 20 de outubro de 2023 às 12h00

Última atualização em 20 de outubro de 2023 às 12h00

Acompanhe tudo sobre Congresso, Evento, Pesquisas Cafeeiras e muito mais!

O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, em sua 47ª edição, vai acontecer no período de 24 a 27 de outubro, nos salões e auditório do Hotel Glória, em Caxambú (MG).

O principal objetivo do congresso é reunir equipes de técnicos e especialistas envolvidos na pesquisa e disseminação de tecnologias relacionadas à cultura do café. Durante o evento, serão discutidas e divulgadas as inovações alcançadas nos últimos anos, com o intuito de promover melhorias significativas para o setor cafeeiro do país.

José Braz Matiello, um dos organizadores do Congresso
Crédito: Fundação Procafé

Recorde de trabalhos

O engenheiro agrônomo e pesquisador do MAPA/Procafé José Braz Matiello, um dos organizadores do evento, explica que uma das características mais marcantes deste ano é o recorde no número de trabalhos recebidos para apresentação. Um total de 509 trabalhos foram submetidos, abrangendo uma ampla variedade de tópicos, incluindo pragas, doenças, práticas de plantio, controle de ervas daninhas, adubação, podas, irrigação, colheita, preparo e qualidade do café, mecanização, melhoramento genético, fisiologia, ecologia e estudos socioeconômicos. Esses trabalhos serão publicados no livro dos Anais do congresso e muitos deles serão apresentados de forma oral durante o evento.

A abertura do Congresso será marcada por um debate sobre a situação atual da cafeicultura, o lançamento de duas novas variedades de café e homenagens a 16 personalidades e técnicos que contribuem significativamente para o desenvolvimento da cafeicultura, bem como ao colaborador da pesquisa cafeeira.

Seminários

Durante o evento, também serão realizados três seminários abordando tópicos cruciais, como as novas variedades de cafeeiros, a irrigação em cafezais e o uso de herbicidas nas lavouras de café.

No último dia do congresso, uma emocionante demonstração de resultados acontecerá na Fazenda Experimental de Varginha durante o Dia de Campo.

O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras é promovido pela Fundação Procafé, com o apoio do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, além da Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais, da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Mais informações sobre o envio de trabalhos e como participar do congresso estão disponíveis no site oficial do evento, www.fundacaoprocafe.com.br, ou pelo telefone (35) 3214-1411.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Vagas de emprego na Tereos: empresa contrata para a safra 2026/27 no interior de São Paulo

2

Compliance em Compras: Uma vantagem competitiva decisiva e inadiável

3

Estudo aponta como o preparo do solo em profundidade variável gera economia de combustível e ganho operacional

4

Tecnologias biológicas barram a cigarrinha-do-milho, reduzem a resistência e elevam a sanidade da lavoura

5

Agricultora aposta na produção de farofa e na criação de galinhas caipiras para superar problema de saúde

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Crédito Diego Henrique Santos

Vagas de emprego na Tereos: empresa contrata para a safra 2026/27 no interior de São Paulo

Foto: Gemini

Compliance em Compras: Uma vantagem competitiva decisiva e inadiável

5xQmO0YTMhN2M6InYu02bj5ycvl2YvdWZuV2bw1WYjFGdzlmdlJHQvF2YhRWZypjMykjNzMzN3IjOnVGcq5ydvx2MzEzMxgzMiRzNjBTZ3EWM1UGOxkTOhRDM0YTYwEjZ5YkMlEjZ5YkMlYTN0QzMGJTJ2IDMx8VL1ETLf9VLwITLfpjN

Estudo aponta como o preparo do solo em profundidade variável gera economia de combustível e ganho operacional

Foto: Biotrop

Tecnologias biológicas barram a cigarrinha-do-milho, reduzem a resistência e elevam a sanidade da lavoura