Muitos são os desafios do pecuarista durante o ciclo de produção. Para que os animais consigam ter um bom desempenho o produtor precisa se atentar aos detalhes. É essencial controlar doenças, parasitas e infecções para garantir a sanidade e bem-estar dos animais, e alcançar bons resultados em desempenho, produtividade e rentabilidade.
“A estruturação do calendário vacinal, dos protocolos de vermifugação e demais doenças são fundamentais, ainda mais num mercado tão competitivo que avança a cada ano”, disse Gerente Técnico de bovinos da Zoetis, Elio Moro.
A Zoetis, companhia global de saúde animal, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), desenvolve o “Controle Estratégico de Verminoses 5-8-11 Zoetis”, cujo objetivo é melhorar o controle dos parasitos internos, aliando produtividade, facilidade de manejo e bem-estar animal.
Além do controle de verminoses, o controle estratégico 5-8-11 permite aliar produtividade, facilidade de manejo e bem-estar animal em um único programa. A relação custo-benefício é altamente favorável.
Veja algumas dicas para manter a sanidade do rebanho:
– Identificar os manejos que ocorrem dentro da fazendo (estação de monta, estação de nascimento, confinamento, campanhas oficiais na região da fazenda, etc.)
– Quais os programas de controle estratégicos são adequados/necessários para a propriedade (controle de carrapatos, controle de verminoses, controle de mosca do chifre, etc)
– Estruturar o calendário com todas as vacinas, vermífugos de forma a ter um cronograma anual de atividades