Expocafé 2023: liderança feminina, inovação e qualidade

Além da exposição de máquinas, programação tem palestras e discussões sobre temas diversificados

Publicado em 19 de maio de 2023 às 16h48

Última atualização em 19 de maio de 2023 às 16h48

Acompanhe tudo sobre Expocafé 2023, Inovação, liderança feminina, Qualidade e muito mais!

A 26ª Expocafé começou nesta quarta-feira, 17 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) em Três Pontas. Realizadora do evento, a EPAMIG, em parceria com diferentes instituições, aposta em espaços como a Expocafé Mulheres, Produtor Inovador e Aromas e Sabores para debater temas relevantes para a atividade como equidade, oportunidades tecnológicas e preparo e consumo de café.

Foto: Erasmo Pereira

A programação da 3ª. Expocafé Mulheres propõe debates acerca do tema “Fortalecimento de Lideranças Femininas na Cafeicultura”. Na tarde desta quarta-feira, o primeiro painel teve como convidadas Silvana Novais, gerente da Mulher, do Jovem e da Inovação, do Sistema Faemg/ Senar; Miriam Monteiro de Aguiar da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) Brasil; e Francielly Lasmar Balduíno da Fundação Neumann do Brasil. A apresentação ficou a cargo da professora do IF Sudeste, Danielle Baliza.

O encerramento contou com uma rodada de conversa com a participação de lideranças femininas na cafeicultura, com mediação da pesquisadora da Embrapa Café Helena Maria Ramos Alves, uma das idealizadoras do evento. “Nosso primeiro desafio foi mapear e mostrar que existem mulheres trabalhando e gerindo propriedades cafeeiras no Brasil. Em 2017, identificamos quase 90 mil mulheres dirigindo ou co-dirigindo fazendas de café. Nosso desafio é comprovar que as mulheres não apenas ajudam, também lideram e chefiam. Queremos igualdade de oportunidades e direitos”, enfatizou.

Produtor Inovador

A programação do estande Produtor Inovador foi aberta, também nesta quarta-feira pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes e pela diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Soares, que destacou a preocupação da Empresa em levar inovações e resultados de pesquisas recentes aos cafeicultores mineiros.

“A EPAMIG tem uma série de pesquisas realizadas para mitigar os efeitos que aceleram as mudanças climáticas que afetam diretamente a agropecuária. Nesse sentido, temos buscado, por exemplo, auxiliar nossos produtores a obterem o selo de certificação Carbono Zero para suas fazendas de café”, ressaltou. “Outra questão importante são as inovações para reduzirem o uso de agrotóxicos. Por isso, a EPAMIG também tem desenvolvido trabalhos com uso de inimigos naturais das pragas do café”, completou a diretora-presidente.

Logo após, começaram as atividades do Hub Conecta Day, com a apresentação da vice-presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmem Lúcia Chaves. “Temos hoje mais de 70 mil produtores associados, que estão divididos em 11 categorias de membros e espalhados por 14 estados brasileiros”, comentou. Outros tópicos abordados foram as diferenças nas produções de cafés especiais das diversas regiões de Minas Gerais e a importância de os cafeicultores estarem atentos aos movimentos de mercado, conhecendo bem a qualidade de seus produtos e buscando associações, cooperativas e certificações.

Aromas e Sabores

O Espaço Aromas e Sabores iniciou as atividades na manhã desta quarta-feira. Durante a tarde, ocorreu a primeira oficina sensorial do estande, realizada pela equipe do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A atividade “Métodos de Preparo da Bebida”, apresentou quatro formas diferentes de preparo de um mesmo café (V60, prensa, Kalita e Globinho), abordando as diferenças sensoriais de cada uma delas na xícara. Os participantes tiveram a oportunidade de saborear a bebida e sentir os distintos perfis apresentados por cada método.

Até sexta-feira

O cafeicultor que visita a feira tem a oportunidade de conhecer novidades em maquinários de grande e pequeno porte e em insumos apresentadas por 145 expositores. Em campo durante as dinâmicas de máquinas é possível acompanhar o desempenho de alguns dos equipamentos. Além de poder acompanhar a sequência da programação nos espaços Expocafé Mulheres, Produtor Inovador e Aromas e Sabores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Laranja-1-1

Safra de laranja 2025/26 em SP e MG é estimada em 314,6 milhões de caixas

Foto: Eudes Cardoso

Embrapa e Ufersa disponibilizam cultivar de porta-enxerto de maracujá resistente à fusariose