Índice de Compra de Fertilizante continua favorável ao agricultor

O cenário é o mais favorável dos últimos 22 meses para o produtor rural, já que quanto menor o indicador, melhor é a relação de troca – e revela boa rentabilidade para o produtor rural.
Woman fertilizing plant in soil, closeup. Gardening season

Publicado em 11 de maio de 2023 às 14h28

Última atualização em 11 de maio de 2023 às 14h28

Acompanhe tudo sobre Agricultor, Compra, Fertilizante e muito mais!

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de abril fechou em 0,96, ante 0,97 de março. O cenário é o mais favorável dos últimos 22 meses para o produtor rural, já que quanto menor o indicador, melhor é a relação de troca – e revela boa rentabilidade para o produtor rural.

Seguindo os meses anteriores, o fertilizante foi o fator que mais impactou na composição do índice, com queda média de aproximadamente 7%, liderada pelo superfosfato simples e seguida pelo fosfato monoamônico, cloreto de potássio e ureia. A correção no preço dos fertilizantes resume-se em função de uma postergação da safra nos hemisférios Norte e Sul.

As commodities, por sua vez, registraram aumento médio de 1,7% em relação a março, refletindo a apreensão do mercado sobre a produção de açúcar no cenário mundial. Países como China, Tailândia, Índia e Europa enfrentaram problemas de produção desta commoditie, enquanto o Brasil aguarda a evolução da safra.

Por outro lado, com o reflexo da entrada da safra recorde de soja brasileira, as boas perspectivas da safrinha brasileira e o início do plantio de soja e milho nos Estados Unidos, provocou o crescimento da oferta de muitos produtos no mercado.

A atenção do agronegócio segue voltada para a safra brasileira de grãos. Com a proximidade do período de plantio no mercado nacional, a preocupação se volta para a concentração logística no abastecimento, desde portos, plantas fabris até o usuário final.

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia

* A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA.

**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.

***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).

****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.

*****Dados referentes a abril/2023.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Irrigação aumenta produtividade em citros

2

Como eliminar a mosca-branca com um manejo integrado?

3

Quais as variedades de alface para cultivo o ano todo?

4

Figos em estufas: como produzir?

5

Controle de psilídeo com óleo essencial de laranja

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

No cenário global de commodities, a margem de lucro está na eficiência

Alavanca de competitividade: agilidade e redução de custos com e-procurement no agronegócio

download

Amipa atualiza dados da safra e apresenta projeções para 2025/2026

Crédito TRC

Floresteca: a maior produtora de teca do mundo

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões