Óleo mineral para fumacê: o que é e quais tipos existem?

Confira mais sobre esse produto e saiba quais tipos de óleos para fumacê existem no mercado.
Acompanhe tudo sobre fumacê, óleo mineral e muito mais!
Divulgação

A aplicação de inseticida de ultrabaixo volume (UBV), conhecido como fumacê, é bastante comum e frequente no Brasil. Isso porque essa é uma estratégia eficaz para o controle da dengue, Zika ou Chikungunya, já que atua no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O que muitos não sabem é que, para essa ação ser possível, é preciso utilizar um óleo mineral para fumacê. Essa substância, procurada também como óleo para combate à dengue, é fundamental para a geração de fumaça, que auxilia na propagação do inseticida.

Confira mais sobre esse produto e saiba quais tipos de óleos para fumacê existem no mercado.

O que é óleo mineral para fumacê e como ele funciona?

O óleo mineral para fumacê é um derivado do petróleo de baixo custo ideal para a queima em processos de termonebulização. Suas características e baixa toxicidade, tornam a substância perfeita para a aplicação.

Devido à sua baixa viscosidade, o óleo para fumacê proporciona fácil diluição do inseticida, potencializando seus princípios ativos. É importante destacar que ele é isento de inseticida ou outros produtos químicos em sua composição.

A combustão do óleo de termonebulização contra a dengue gera uma fumaça densa e espessa, porém, menos densa que o ar. Isso limita a sua dispersão e permite que ela permaneça mais próxima ao solo por mais tempo.

Mais eficaz que os inseticidas convencionais, a fumaça gerada no processo penetra nas frestas mais difíceis de serem atingidas. Além disso, o produto não deixa efeito residual do princípio ativo do inseticida, o que evita riscos de contaminação para animais e seres humanos.

Outras vantagens do óleo para fumacê

A termonebulização, com uso do óleo para fumacê, gera uma grande quantidade de fumaça uniforme e densa. Portanto, ela é eficaz também no controle de insetos rasteiros que ocupam as redes de esgoto.

Outra área em que a substância tem grande aplicação é na agricultura. A aplicação do fumacê é feita com sucesso no controle de pragas em silos de armazenagem e no controle de formigas em formigueiros, por exemplo.

Utilizando um equipamento termonebulizador com óleo potencializa-se o efeito do inseticida, aumentando sua eficiência. Além disso, ainda a quantidade necessária de princípio ativo e o intervalo entre as aplicações é reduzida.

Percebe-se, então, que ocorre uma significativa redução no custo de aquisição, tanto do óleo mineral para fumacê, como do inseticida.

Por fim, o óleo para fumacê, após aplicado, some rapidamente tanto na água como no solo, não causando problemas ao meio ambiente.

Quais tipos de óleo mineral para fumacê existem?

Na termonebulização para o controle de pragas, como a dengue, é utilizado um óleo mineral parafínico ou naftênico de qualidade industrial.

Já para a termonebulização agrícola deve-se utilizar um óleo mineral parafínico atóxico (óleo branco farmacêutico), pois apresenta elevado grau de pureza.

Saiba mais sobre o óleo mineral para fumacê

A Cadium é uma fabricante de referência em lubrificantes em geral, especialmente de óleos para termonebulização e óleo de fumacê para dengue.

Possuímos uma equipe técnica e comercial treinada e capacitada para oferecer o melhor para sua demanda.

Obtenha mais informações sobre óleo mineral para fumacê, acesse o site.

Caso deseja um orçamento, entre em contato conosco pelo e-mail cadium@cadium.com.br, ou através dos nossos telefones 11 – 4047-9292 (PABX) ou 11 – 97587-7837 (WhatsApp).

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

SOU DE ALGODÃO: Fendt reforça compromisso com a sustentabilidade

2

Dia de Campo da East-West Seed: tecnologia, lançamentos e visão global em Bragança Paulista

3

UNICA defende início imediato da transição com combustíveis sustentáveis na COP30

4

Abacate Margarida leva mais produtividade pra lavoura

5

Pesquisa e melhoramento ampliam desempenho das alfaces cultivadas no Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Arquivo

UNICA defende início imediato da transição com combustíveis sustentáveis na COP30

plantação de Abacate Margarida

Abacate Margarida leva mais produtividade pra lavoura

Yuzu in Japan.citrus junos

Yuzu: você conhece esse limão?

Foto: Descarregamento de Soja - Antonio Neto/Arquivo Embrapa

Mercado de biodefensivos cresce 18%, para R$ 4,35 bilhões na safra 2024-25