Aprenda o passo a passo para a instalação de tecnologias de proteção de nascentes

A Epagri aposta na proteção de nascentes como forma de impulsionar o desenvolvimento sustentável do meio rural catarinense. Por isso, disponibiliza gratuitamente uma cartilha que traz o passo a passo para instalação desta tecnologia social de baixo custo.
Acompanhe tudo sobre Água, fontes, Nascentes e muito mais!
Créditos Pixabay

A proteção de nascentes, também chamada de proteção de fonte, é uma tecnologia ambiental e social de baixo custo utilizada em muitas propriedades rurais para impedir o assoreamento da fonte e a queda de materiais orgânicos no seu interior, influenciando positivamente na disponibilidade e na potabilidade da água na propriedade rural.

“Preservar as nascentes pode garantir a continuidade do negócio, principalmente em épocas de estiagem. Muitos agricultores sofrem com secas rigorosas, que acabam impactando na produção. Com as nascentes protegidas, é possível minimizar esse problema de uma forma sustentável, econômica e perfeitamente viável”, afirma a extensionista social da Epagri em Tubarão, Suselei Brunato Weber, uma das autoras da publicação, juntamente com extensionista rural em Rio do Sul, Juliane Garcia Knapik Justen, o pesquisador Éverton Blainski e o extensionista rural em São Miguel do Oeste, Clístenes Antônio Guadagnin.

Modelo Caxambu

A proteção de fonte mais conhecida é o modelo Caxambu, que foi desenvolvida no final da década de 1980 no município de Caxambu do Sul, Santa Catarina. Visando aperfeiçoar o projeto, foram se incorporando adaptações e melhorias surgidas ao longo dos anos. “O modelo Caxambu recebeu variações principalmente para se adaptar à diversidade das condições naturais de relevo, acesso ao afloramento d’água, declividade e diferentes tipos de solo. Além das variações desenvolvidas para o modelo Caxambu, que utiliza a estrutura física de um tubo, outros tipos ganharam importância: alguns têm como base uma estrutura de concreto ou tijolos, outros modelos utilizam o tubo na posição vertical. Esses modelos são mostrados na publicação”, explica Juliane.

Ela ressalta que o espaço rural catarinense se modificou, as habitações estão melhor estruturadas, mas o cuidado com a água de abastecimento familiar continua sendo uma necessidade que depende de soluções viáveis, eficientes e de baixo custo. “E um exemplo são as proteções de nascentes”, diz.

Quer saber mais? Acesse a publicação aqui.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Mercado de tomates híbridos conta com materiais mais resistentes e atrativos

2

Green Has Brasil é reconhecida com o Prêmio Líderes do Agronegócio em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

3

Indústria brasileira do trigo reforça papel estratégico diante de desafios globais

4

Sinergia entre empresas de tecnologia favorece tomada de decisão de pecuaristas

5

Parâmetros produtivos e econômicos na produção leiteira serão destaque do Encontro de Bubalinocultores

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Congresso Andav

Congresso Andav debate o papel do agro na COP30

Agricultura sustentável

Agricultura regenerativa - O volver das cinzas