Chuvas de granizo, e agora?

Essas chuvas de granizo, além de impressionar pela abrangência da área atingida, impressiona também pelo nível dos danos causados, o que, sem dúvida alguma, afetará ainda mais a safra 2023.

Publicado em 10 de novembro de 2022 às 16h14

Última atualização em 10 de novembro de 2022 às 16h14

Acompanhe tudo sobre Café, Cafeicultura, chuvas, Graanizo, Procafé e muito mais!

Os desafios para os cafeicultores não acabam. Após eventos climáticos, como as recentes secas e geadas que castigaram as lavouras de café em importantes regiões cafeeiras do Brasil culminando na perda do potencial produtivo das safras de 2021, 2022 e, certamente, 2023, a cafeicultura, desta vez, se depara frente a outra enorme adversidade: as chuvas de granizo que atingiram as principais regiões produtoras de Minas Gerais, em especial, o Sul de Minas. Até então, a cafeicultura brasileira nunca se deparou com uma chuva de granizo tão abrangente, podendo esta ser considerada a maior chuva de granizo que o setor já enfrentou em toda sua história.

Essas chuvas de granizo, além de impressionar pela abrangência da área atingida, impressiona também pelo nível dos danos causados, o que, sem dúvida alguma, afetará ainda mais a safra 2023. Outro fator que chama a atenção é a recorrência em que estas chuvas vem acontecendo. Até aqui, neste segundo semestre, já foram ao menos quatro ocorrências que atingiram diversas lavouras cafeeiras de modo significativo.

Ao produtor, é cabível que adote determinadas medidas preventivas, tal como seguro de lavouras. Além disso, para as lavouras atingidas, orienta-se adoção de medidas curativas, tais como foliares com produtos à base de cobre que, além de auxiliar na cicatrização, impede a entrada de fungos, como a Phoma, e de bactérias, como pseudomonas, causadores de doenças entre as quais, caso não controladas, culminarão em perdas ainda maiores. É importante ressaltar que, para um controle eficiente, orienta-se que o produtor entre com a aplicação das foliares dentro de um período limite de 48 horas do momento em que a lavoura tiver sido atingida. Caso não seja possível, orienta-se que o produtor adicione um produto curativo, à base de triazol ou boscalida, por exemplo, o que que auxiliará no controle.

Outro ponto importante a se observar é que, ainda que o produtor tenha realizado uma aplicação foliar recente, ele deve efetuar o tratamento novamente após a chuva de granizo haja vista que a aplicação realizada anteriormente, não protege a planta da entrada de doenças nas novas lesões ocasionadas pelos granizos.

Em relação à poda, cada caso deve ser analisado pontualmente. Entretanto, de um modo geral, dado o fato de que novembro já não é mais um período propício para esta prática, o mais sensato é que, a essa altura, o produtor não entre com o manejo de podas em suas lavouras, mas sim com tratamentos fitossanitários mais frequentes em vistas de proporcionar as devidas condições para que as plantas se recuperem para a safra 2024, com exceção, das lavouras cujos danos foram seriamente graves. Portanto, no que tange à poda, cada caso deve ser analisado pontualmente.“Por fim, lembrem-se: a cafeicultura, assim como a vida, é um desafio. É um constante ultrapassar de obstáculos, uma infinita superação de adversidades. Cultivar café, é se desafiar, se superar, se erguer e reerguer, sempre com uma única certeza, o sucesso de nossa cafeicultura decorre de nossa capacidade de resiliência frente aos desafios que nunca vão deixar de surgir. Vamos adiante!!” (José Edgard Pinto Paiva – Presidente da Fundação Procafé).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo