Cumaru: coleta de sementes a todo vapor

O cumaruzeiro é uma árvore muito comum na Amazônia brasileira, ocorrendo em áreas de terra firme e de várzea, podendo atingir até 30 metros de altura.

Publicado em 4 de novembro de 2022 às 07h00

Última atualização em 4 de novembro de 2022 às 07h00

Acompanhe tudo sobre árvore, Cumaru, Florestas, Sementes e muito mais!
Crédito Divulgação

Jonas Gebara
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
jonas@kirwane.org.br

O cumaruzeiro é uma árvore muito comum na Amazônia brasileira, ocorrendo em áreas de terra firme e de várzea, podendo atingir até 30 metros de altura. De seus frutos são retiradas as sementes para uso medicinal e industrial.

O uso tradicional é feito a partir da secagem das sementes ao sol para fins medicinais no tratamento de doenças respiratórias, gripe, dor de garganta e dores nas articulações. É comum usar também a casca para infusão como medicamento.

O uso comercial é feito a partir da secagem das sementes, porém, a principal finalidade é a utilização da cumarina devido ao seu aroma. É amplamente difundido na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia.

Regiões em destaque

A região amazônica (do Acre ao Maranhão) é a maior produtora de cumaru no Brasil, sendo o Pará o Estado com maior volume de produção, e o município de Alenquer o maior produtor do Brasil.

Cada fruto do cumaruzeiro possui uma única semente, e esta semente possui uma resistência mecânica elevada. As sementes de cumaru são ricas em cumarina, uma substância com aroma adocicado, similar ao de baunilha.

O aumento do interesse da indústria alimentícia que o utiliza como condimento contribui para o aumento dos volumes comercializados. Porém, é o interesse da indústria de cosméticos que consome a maior parte do volume de sementes para a produção de fragrâncias.

Cultivo do cumaru

O cumaru é um produto do extrativismo realizado na floresta amazônica, mas que também tem excelentes resultados quando cultivado. O cumaruzeiro é uma árvore de grande porte que demanda grande quantidade de luminosidade para se desenvolver.

Quando cultivado para ter como produto seus frutos e sementes, recomenda-se o espaçamento de 15 m x 15 m para que seja proporcionado aos indivíduos o melhor desenvolvimento de copa.

Coleta de sementes

A coleta dos frutos é realizada após seu amadurecimento, momento em que este cai ao pé do cumaruzeiro. Após sua coleta, o fruto deve ser quebrado com cuidado para que seja realizada a retirada de sua semente íntegra.

É essa semente que, após passar por processo de secagem e chegar a um teor de umidade próximo aos 10%, será comercializada e direcionada para a indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tipos de melão: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

2

Leonardita na agricultura: benefícios para solo, plantas e sustentabilidade

3

Destinação de defensivos agrícolas ilegais cai 25% em 2024

4

5 dicas para reduzir a conta de luz no agronegócio e ganhar competitividade

5

Paraná cresce 77% nas exportações de milho e assume 2º lugar nacional

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

1-6

Leonardita na agricultura: benefícios para solo, plantas e sustentabilidade

Polícia apreende defensivos ilegais em Goiás 2024

Destinação de defensivos agrícolas ilegais cai 25% em 2024

imagem_2025-05-20_085250903

5 dicas para reduzir a conta de luz no agronegócio e ganhar competitividade

Milho sendo carregado para exportação no Porto do Paraná

Paraná cresce 77% nas exportações de milho e assume 2º lugar nacional