Ciclo rápido de cultivo eleva produtividade do tomate grape Rosso

O tomate híbrido Rosso, da TSV Sementes, linha da Agristar do Brasil, atende a dois requisitos: produtividade e os custos de produção.
Acompanhe tudo sobre Agristar, Tomate, Tomaticultura e muito mais!
Tomate Rosso – TSV Sementes/Agristar do Brasil

A produtividade e os custos de produção de um hortifruti são questões fundamentais para que os produtores decidam qual variedade plantar em suas propriedades. Nesse sentido, o tomate híbrido Rosso, da TSV Sementes, linha da Agristar do Brasil, atende a esses dois requisitos, num momento em que o mercado de frutos tipo uva apresenta força no País

De acordo com o Consultor Técnico de Vendas da linha TSV Rafael Machado Correa, o estado de Minas Gerais se destaca na produção do tomate Rosso, principalmente nas regiões de Belo Horizonte e Barbacena. “Por serem mercados muito fortes, eles conseguem atender a demanda tanto a nível regional quanto nacional”.

Outro diferencial deste tomate é seu custo de produção. Por não envolver o emprego de mão de obra para o cultivo, o produtor tem uma economia no investimento necessário, que pode ser reaplicado numa nova plantação. “Como o ciclo de plantio do tomate Rosso é rápido, é possível realizar dois semeios no mesmo ano, elevando ainda mais o potencial de produtividade das lavouras”, explica Machado.

Com hábito de crescimento determinado, frutos firmes e uniformes e ótima pós-colheita, esse produto da TSV Sementes também apresenta excelente sanidade. “A variedade Rosso apresenta tolerância ao mosaico do tabaco e às raças 1 e 2 de Fusarium, além de ser resistente ao transporte”, destaca o consultor.

Opinião dos produtores

“Plantar duas vezes na mesma área é um grande atrativo do Rosso, o que o torna uma variedade muito produtiva em comparação com seus concorrentes”. Este é o principal ponto de destaque para o produtor Leandro Rodrigues de Oliveira, de Alfredo Vasconcelos (MG).

A uniformidade dos frutos e a aceitação no mercado também são pontos fortes para Oliveira. “O brix do Rosso é muito bom. Aliando esse fator à uniformidade dos tomates nos cachos, eles são bem aceitos nas distribuidoras com as quais trabalho, tanto no Rio de Janeiro quanto em Minas Gerais”.

Já o produtor Carlos Hanke, de Onça de Pitangui (MG), cultiva o produto da TSV Sementes em estufa e reforça a questão da economia com mão de obra como um dos pontos positivos dessa cultura. “Como não há a necessidade de o tomate Rosso ser desbrotado, consigo reduzir os custos com a mão de obra e, mesmo assim, ter uma produção elevada de frutos com excelente padrão”, finaliza.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Como funciona o substrato para morango em slabs?

2

Ascenza passa a distribuir no Brasil o biológico Timorex Gold, primeiro produto de origem natural de seu portfólio

3

Evento no Insper discute impactos da geopolítica global no acesso do agronegócio brasileiro aos fertilizantes

4

IAC apresenta duas novas variedades de cana-de-açúcar

5

Argentina projeta safra recorde de 24,5 milhões de toneladas de trigo em 2025/26, mas qualidade preocupa moinhos brasileiros

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Foto Patrícia Ritschel/Embrapa

Ascenza passa a distribuir no Brasil o biológico Timorex Gold, primeiro produto de origem natural de seu portfólio

Arquivo

Evento no Insper discute impactos da geopolítica global no acesso do agronegócio brasileiro aos fertilizantes

Mapeamento inédito revela poder do amendoim no Brasil (Foto: Indústrias Colombo)

Mapeamento inédito revela poder do amendoim no Brasil