Maturação do café: como garantir?

Especialistas da Satis orientam sobre as principais ações a serem adotadas pelos produtores na maturação do café.
Acompanhe tudo sobre Café, como fazer e muito mais!
Lavoura de café
Divulgação

Os produtores de café dispostos a alcançar melhores resultados, especialmente quanto à maior qualidade da bebida, devem ficar atentos a algumas orientações específicas para garantir uma boa maturação. O Suporte Técnico Nacional da Satis, engenheiro agrônomo Cláudio Gusmão, afirma que o ponto principal está relacionado à nutrição das plantas. “Uma nutrição bem equilibrada, conseguindo fornecer os nutrientes em quantidades e nos momentos em que a planta necessita, é um ponto bem importante para conseguir sua estruturação ideal, robustez e um bom desenvolvimento”, orienta.

Gusmão destaca que o segundo ponto, que também tem relação com a nutrição, é o manejo fitossanitário. Isso porque o ataque de doenças e de pragas, como a cercóspora, pode interferir na uniformidade e padronização de maturação. “Um bom manejo fitossanitário aliado à boa nutrição faz com que a planta consiga ter boa uniformidade de maturação e que os frutos amadurecem no momento ideal”. O engenheiro agrônomo orienta que, além de variedades com épocas de maturação diferentes, os produtores devem programar a retirada do café no momento correto a fim de obter maior índice possível de fruto cereja na área. Ou seja, quando o fruto está pronto após atingir maior qualidade e absorver todas suas características.

LEIA TAMBÉM:

Conheça a tecnologia que elimina daninhas sem herbicidas em citros e café

Alerta para o risco de geada nas áreas produtoras de café

A Satis, empresa mineira especialista em nutrição vegetal, acompanha o comportamento dos cafeeiros nas principais regiões produtoras do país. Gusmão considera que a otimização da estrutura é outro fator que deve ser considerado pelos produtores. “Temos que colher o fruto maduro, no ponto ideal de colheita. No entanto, deve haver estrutura eficiente de equipamentos pós-colheita, como máquinas para colher no momento ideal, estrutura de secagem”. Igualmente importante é o uso de ferramentas para auxiliar o manejo. O Mathury é uma dessas indicações, pois, com uma boa nutrição e bom manejo fitossanitário, o produto da linha especial da Satis, pode auxiliar na programação de colheita, resultando em frutos maduros por mais tempo. Isso irá reduzir a quantidade de café de chão e a do chamado fruto boia – que secaram e perderam peso -, contribuindo na otimização da estrutura.

Equívocos

Gusmão e o engenheiro agrônomo César Pirajá, que também acompanha as lavouras de café, apontam alguns equívocos comuns cometidos pelos produtores. A nutrição desequilibrada é um deles, gerando uma planta deficiente de boro que pode levar à rachadura do fruto e a sua secagem mais rápida, ou seja, num processo de maturação de cereja para seco mais rápido, com desequilíbrio nutricional na relação cálcio com potássio. Além disso, o ataque de doenças e pragas como a broca, danifica o fruto, acelera o processo de amadurecimento, interfere na programação de colheita e na otimização de equipamentos.

Pirajá salienta ainda que muitos produtores acreditam que com o processo de preparo de secagem do fruto cereja descascado só está ganhando no valor agregado da saca. “Mas o maior ganho de fazer um fruto cereja descascado é a otimização da sua estrutura de pós-colheita porque o café fica menos tempo no secador, ocupa um volume menor de terreiro e otimiza a entrada e saída dele na secagem. Com isso, consegue colher mais café no ponto ideal. Muito produtor deixa de colher no ponto ideal porque não tem estrutura de pós-colheita”, observa Pirajá.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do arraçoamento na maternidade

2

Bioinsumos no Brasil: política pública ou força de mercado?

3

Irregularidade das chuvas atrasa semeadura da soja e acende alerta para o início da safra 2025/26

4

Audiência aponta uso da CDO como subvenção para enfrentar crise do arroz

5

Apicultura se torna alternativa de renda no Alto do Jequitinhonha  

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas?