Tecnologia reduz em mais de 90% emissão de substâncias tóxicas no ar

Projetado por uma empresa gaúcha, sistema têm fundamental importância no processo de secagem do milho, soja e arroz atendendo as determinações dos órgãos ambientais.

Publicado em 9 de maio de 2022 às 16h54

Última atualização em 9 de maio de 2022 às 16h54

Acompanhe tudo sobre Tecnologia e muito mais!
Crédito Divulgação

No processamento pós-colheita de grãos é preciso cumprir obrigações ambientais ao longo da cadeia produtiva. Uma etapa fundamental é o processo de secagem e armazenagem, que vêm recebendo atenção redobrada das agências ambientais, para que sejam realizados da forma mais eficiente e com o menor impacto possível, preservando a saúde de trabalhadores, da população e do meio ambiente.

Com o objetivo de diminuir a emissão de materiais particulados, ou seja, poeira, a Dryeration, empresa gaúcha pioneira em tecnologias para secagem, desenvolveu o Sistema de Despoeiramento (DRY-SP), que reduz a emissão de particulados em mais de 90%.

Segundo a empresa, além dessa redução da poeira, o sistema também melhora o desempenho de secadores de grãos convencionais. “Sua tecnologia é totalmente nacional, com modelos desenvolvidos conforme a necessidade do cerealista, além de fácil instalação”, descreve a fabricante.

O Sistema de Despoeiramento é dinâmico e autolimpante e atende às exigências dos órgãos ambientais. “Ele integra simultaneamente as funções de exaustor e de despoeiramento em um único equipamento acoplado ao secador, com excelente performance, especialmente, na secagem de milho, arroz e soja”, explica o diretor-presidente da Dryeration e responsável técnico pelos projetos, Otalicio Pacheco da Cunha.

“O dispositivo aspira e filtra o ar na torre de secagem, enquanto direciona as partículas para a câmara de queima. Com isso, somente o ar limpo vai para o meio ambiente”, complementa o fundador da empresa, com sede em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.

O especialista explica que, ao acelerar a passagem de ar na torre, com alta eficiência na filtragem de partículas, ocorre um aumento na produtividade do secador. “No caso de películas de milho, a redução de particulados chega a 98% de eficiência”, afirma Cunha.

O diretor-presidente destaca ainda que a Dryeration é especializada em secadores de grãos de alta performance. “Além de oferecer ao mercado uma tecnologia que, praticamente, elimina os particulados que poluem o meio ambiente, ainda melhora o desempenho dos secadores de grãos convencionais”, ressalta. Segundo ele, o sistema é desenvolvido para se ajustar a cada secador, praticamente eliminando a emissão de partículas.

A Dryeration, que tem mais de 40 anos de expertise e pesquisa, ressalta que seu portfólio conta com tecnologias destinadas à secagem e conservação de grãos, e software de armazenagem. A empresa atende indústrias, cooperativas, produtores e fábricas que trabalham com processos de pós-colheita.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

O uso da irrigação para minimizar os efeitos das queimadas nos canaviais

2

Rio Coffee Nation se consolida como plataforma de conhecimento sobre cafés especiais no Brasil e celebra a experiência sensorial, cultural e afetiva da bebida

3

49º Congresso de Pesquisas Cafeeiras: Biotrop é patrocinadora Ouro

4

Royal Royce: o futuro chegou!

5

Rustop®: tecnologia e inovação no controle da ferrugem para garantir produtividade do cafezal

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Drone na agricultura

Drones na pulverização: eficiência, economia e segurança para o produtor

Principais tipos de melão cultivados no Brasil

Tipos de melão: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u124313261/domains/campoenegocios.com/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u124313261/domains/campoenegocios.com/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u124313261/domains/campoenegocios.com/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Como permanecer anônimo na internet

Produtora de iogurte (Telefone)

Minas Gerais: agroindústrias familiares crescem e garantem 146 mil toneladas de alimentos/ano