Safra 2022 de amendoim poderá ser 20% maior que a do ano passado

A safra de amendoim de 2022 atingirá um crescimento de 15% a 20% superior à safra de 2021 ...
Amendoim - Créditos: shurtterstock

Publicado em 26 de fevereiro de 2022 às 08h04

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h13

Acompanhe tudo sobre Alta produtividade, Amendoim, Safra 2022 e muito mais!
Amendoim – Créditos: shurtterstock

O aumento da safra foi impulsionado principalmente pelo incremento de 30% do  volume exportado no ano de 2020 comparado com 2019

A safra de amendoim de 2022 atingirá um crescimento de 15% a 20% superior à safra de 2021, segundo informou, nesta sexta-feira (11/02), Cristiano Zanguetin Fantin, Presidente da Associação dos Beneficiadores e Exportadores de Amendoim do Estado de São Paulo (Abeaesp). A safra, que foi plantada entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, começa a ser colhida na próxima semana, a partir do dia 15/02 e a colheita se estende até o fim de abril. O Estado de São Paulo é responsável por 93% de todo o amendoim produzido no país.

Um milhão de toneladas

A expectativa de volume para esta safra é que possa atingir um milhão de toneladas do amendoim in natura, destacou o Presidente da Associação. Entre os anos de 2019 e 2020, o preço para o  produtor cresceu em média 45% devido ao aumento no volume das exportações, sendo que o dólar favoreceu as regiões produtoras, durante o ano passado e o preço permaneceu praticamente estável.

A área plantada para esta safra aumentou em média 15%, na avaliação de Fantin. Os principais polos de cultivo desta leguminosa são as cidades de Tupã, São José do Rio Preto, Jaboticabal, Presidente Prudente, Marília, Barretos, Assis, Lins, Catanduva e Ribeirão Preto onde concentram-se aproximadamente 1.500 produtores rurais.

O amendoim é exportado para diversos destinos como Rússia, Argélia, União Europeia, Ucrânia, África do Sul e Colômbia, países responsáveis por 80% de toda exportação nacional de amendoim.

Benefícios

Os produtores de amendoim no Estado de São Paulo iniciam a colheita da safra com outra boa notícia: os efeitos positivos do decreto 66391, assinado no final de dezembro, pelo então governador em exercício, Rodrigo Garcia. De acordo com a nova Lei, os cerealistas paulistas, mesmo aqueles que não possuem maquinário próprio, passaram a ter direito de serem credenciados junto à Secretaria da Fazenda para receber repasse de crédito correspondente a 60% da alíquota interna de 18%, resultando em alíquota de 10,8% em suas vendas internas.

Outro benefício proporcionado pelo Decreto é a retirada da obrigatoriedade de recolhimento, através de guia especial, do valor do ICMS. Este dispositivo impedia que as empresas, mesmo com elevados saldos credores, abatessem o imposto nesta conta de crédito.

As informações foram transmitidas pelo Deputado Federal Luiz Carlos Motta (PL/SP), que lidera comitiva de parlamentares e produtores, empenhados em garantir maior competitividade ao amendoim. A mobilização, que culminou com a assinatura da nova Lei, começou há cerca de três anos, encabeçada pela Abeaesp. Também participaram das tratativas junto ao Governo Estadual o Deputado Estadual Ricardo Madalena, o vereador de Tupã, Alexandre Scombatti, além de empresários do setor.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Como plantar abóbora: época certa e melhores práticas

2

Morgote: descubra essa tangerina (ou mexerica) saborosa e diferentona

3

Feira Internacional da Mandioca 2025 promete recorde de negócios

4

Concurso de Qualidade dos Cafés de Pinhal destaca Dr. Aldir Alves Teixeira

5

Morango Agrotech 2025 une inovação, negócios e solidariedade

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

abóbora perola negra (Telefone)

Como plantar abóbora: época certa e melhores práticas

Imagem: Canva

Morgote: descubra essa tangerina (ou mexerica) saborosa e diferentona

Dr. Aldir Alves Teixeira durante palestra sobre cafés de alta qualidade no Concurso de Qualidade dos Cafés de Origem da Região de Pinhal.

Concurso de Qualidade dos Cafés de Pinhal destaca Dr. Aldir Alves Teixeira

Coentro Coimbra, Topseed Premium
Agristar do Brasil

Variedade de alta performance aumenta rentabilidade no cultivo de coentro nas regiões Sudeste e Sul do Brasil