Franquias chegam ao agronegócio

A agricultura brasileira, mais especificamente o segmento de nutrição de plantas ...
Soja - Créditos: shurtterstock

Publicado em 30 de junho de 2021 às 12h44

Última atualização em 30 de junho de 2021 às 12h44

Acompanhe tudo sobre #Agricultura, #Agronegócio, Empresa, Franquias, Grãos, Produção e muito mais!
Soja – Créditos: shurtterstock

Grupo Toctao e Vertente Invest se associam a Atlantis Agro Science, empresa especializada no atendimento ao agricultor e na nutrição de plantas. Nova composição funcionará no modelo de franquias, que poderá ser adquirida com investimento de R$ 20 mil

A agricultura brasileira, mais especificamente o segmento de nutrição de plantas, ganha um reforço de peso. Trata-se da sociedade de duas empresas com ampla atuação nacional – o Grupo Toctao e a Vertente Invest – à Atlantis Agro Science, plataforma de negócios agrícolas, focada no atendimento ao produtor rural para a nutrição vegetal. 

A união das empresas chega em um momento de alta de demanda, com o segmento em franco crescimento e perspectiva de continuar em ascensão. Segundo estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que analisa a evolução da produção de grãos até 2030, a produtividade continuará sendo o principal fator impulsionando o crescimento da produção de grãos nos próximos dez anos. Isto porque, de acordo com projeções, a produção irá crescer mais (26,9%) do que a área plantada (16,9%).

O estudo mostra que as projeções para 2029/2030 são de uma safra de grãos por volta de 318,3 milhões de toneladas, e corresponde a um acréscimo de 26,9% sobre a atual safra, estimada em 250,9 milhões de toneladas. Esse acréscimo corresponde a uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano. 

No limite superior, a projeção indica uma produção de até 367,6 milhões de toneladas em 2029/30. A área de grãos deve aumentar 16,7% entre 2019/20 e 2029/30, passando de 65,6 milhões de hectares em 2019/20 para 76,4 milhões em 2029/30, o que corresponde a um acréscimo anual de 1,6%. 

Neste contexto, pensando no crescimento de forma sustentável, na elevação dos atuais patamares de produtividade e no estímulo do empreendedorismo no segmento agro, a Atlantis Agro Science surge como a primeira franquia do mercado de nutrição de plantas do Brasil, sendo a primeira a ser vinculada à Associação Brasileira de Franchising  (ABF) nessa categoria. 

Por meio do modelo de franquias, a Atlantis oferecerá ao produtor rural tecnologias avançadas no segmento de nutrição de plantas e de produtos biológicos. Já para o franqueado, a empresa oferecerá áreas de atuação exclusiva, treinamentos técnicos e comerciais, suporte no desenvolvimento de mercado e condições comerciais competitivas.

A Atlantis disponibilizará três modelos de franquias. A Home Based, modalidade em que o franqueado atua no atendimento diretamente no campo, sendo necessário ter a estrutura de um veículo, celular e notebook. A Store, na qual o interessado terá uma loja física dentro dos padrões da Atlantis Store, possibilitando um estoque de produtos, o que proporcionará um atendimento mais ágil aos clientes e, por fim, a Corner Shop. Nesta modalidade, o direcionamento é voltado para o distribuidor tradicional de insumos agrícolas, com espaço Atlantis em sua revenda e um profissional com foco exclusivo nestes produtos. 

 O público-alvo da empresa são agrônomos e técnicos agrícolas que possuem vivência do campo para que possam atuar de forma consultiva em sua microrregião. Os franqueados contarão com a força de uma marca de abrangência nacional, tendo acesso a um portfólio de produtos nacionais, importados, e alguns exclusivos, com tecnologias de ponta, capazes de elevar o potencial produtivo dos cultivos.  

“A Atlantis traz para o segmento agro a filosofia de uma economia inclusiva e proporciona aos profissionais que estão presentes no campo, a oportunidade de serem donos do seu próprio negócio, com todo suporte da franqueadora e segurança jurídica”, diz Marcio Frez, diretor da Atlantis Agro Science.  

Frez explica que o Brasil é um país de dimensões continentais, com características específicas em cada região e com diferentes culturas de negócios. “Por isso, acreditamos que o modelo de franquias encaixa muito bem nesse contexto, pois o franqueado detém o conhecimento da região e a confiança do produtor rural”, diz.

Para Cleiton Mendes, sócio da Vertente Invest, a Atlantis Agro Science tem visão inovadora e se propõe a fomentar o desenvolvimento de negócios que não exigem do franqueado investimentos vultosos, mas fornece grande condição de crescimento. “A Atlantis possui os principais pilares de uma empresa moderna, com um modelo de negócio Asset Light e grande potencial de escalabilidade e cobertura do território nacional. Será o primeiro investimento dos sócios da Vertente em uma empresa fora do setor financeiro”, diz. 

A sociedade dará suporte à expansão da Atlantis de forma sustentável e com a agilidade que o mercado exige. Ainda neste ano de 2021 a empresa ampliará sua atuação para os principais Estados produtores do Brasil.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cultivo de goiaba garante sucessão na região Central de Minas Gerais 

2

John Deere desenvolve soluções que reduzemos efeitos da cintilação em máquinas agrícolas

3

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7% de janeiro a julho de 2025

4

Cafeicultura: Jacto aposta em inovação e mecanização

5

Processos e desafios: melhoramento genético de hortaliças

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

jacto (2)

Cafeicultura: Jacto aposta em inovação e mecanização

Divulgação

Potássio, cálcio, boro e enxofre na cultura do trigo: como esses nutrientes influenciam na qualidade e produtividade

Divulgação

Amendoim: exportação registra marca história de 180 mil toneladas

Parceria entre Cargill e USP contará com as investigações de 11 mestres e doutores sobre plantas de cobertura e seus efeitos na agricultura brasileira

Cargill e CCarbon/USP firmam parceria para pesquisar plantas de cobertura em sistemas de produção de grãos