Aminoácidos eliminam estresse nas plantas

O glutamato pode ser considerado um aminoácido fundamental, pois ele serve como base de formação para outros, como, arginina, prolina, glutamina e aspartato, além de ser formador da molécula de clorofila e auxiliar na nodulação e fixação do nitrogênio (Taiz; Zeiger,2013).
Lavoura - Fotos: Shutterstock

Publicado em 14 de julho de 2020 às 08h45

Última atualização em 14 de julho de 2020 às 08h45

Acompanhe tudo sobre Aminoácido, Estresse, Grãos, Plantas e muito mais!

Autores

Éder Jr de Oliveira ZamparEngenheiro agrônomo e mestrando em Solos e Nutrição de Plantas – Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Bruna Cristina de Andradeandradebruna2020@gmail.comEngenheiros agrônomos e mestrandos em Proteção de Plantas – UEM

Priscila Angelotti ZamparEngenheira agrônoma e doutoranda em Proteção de Plantas-UEM

Vítor Rodrigues CordioliGraduando em Agronomia – UEM e estagiário em Solos e Nutrição de Plantas

Lavoura – Fotos: Shutterstock

O glutamato pode ser considerado um aminoácido fundamental, pois ele serve como base de formação para outros, como, arginina, prolina, glutamina e aspartato, além de ser formador da molécula de clorofila e auxiliar na nodulação e fixação do nitrogênio (Taiz; Zeiger,2013).

 A arginina participa da síntese de citocinina, tendo uma forte ação rejuvenescedora nas plantas, promovendo o crescimento radicular e podendo atuar na síntese de poliaminas que promovem um papel de defesa contra estresses (Forde; Lea, 2007).

A prolina atua na síntese de defesa antioxidante, amplificando a tolerância a estresses, aumentando o teor de açúcares e a reserva de carboidratos, além da regulação osmótica da planta (Teixeira,2017).

O triptofano atua na divisão celular, sendo um dos precursores hormonais do ácido indolacético, agente de defesa químico e promovendo a atração de seres polinizadores.

A metionina, precursora de hormônios como o etileno, responsável pela maturação dos frutos, melhora a assimilação de nitratos. A metionina é sintetizada a partir do aspartato, assim como a lisina e a treonina (Bryan, 1990).

A fenilalanina está relacionada com o metabolismo secundário, produção de lignina (juntamente com a tirosina) e flavonoides. É um composto intermediário na biossíntese de compostos fenólicos.

A tirosina, assim como a fenilalanina, faz parte da rota do ácido chiquímico, sendo um fornecedor de energia no ciclo de Krebs, doando seu grupo OH fenólico, que atua como receptor de grupos fosfato (Teixeira,2017).

Resultados com aminoácidos

A arginina 20 ppm mostrou-se eficiente para incrementar a emergência da cana-de-açúcar. Este aminoácido adicionado na solução nutritiva, substituindo uma pequena fração do nitrogênio, apresentou forte efeito positivo no crescimento da cana. A presença de arginina estimulou o desenvolvimento das células de cana em meio de cultura (Nickell; Kortschak, 1964).

A aplicação de molibdênio juntamente com aminoácidos na safra 2016/17 pode acarretar em incrementos de produtividade na soja de até 16%, segundo o professor Dr. Evandro Binotto Fagan, do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

Foltran et al. (1990), com o objetivo de avaliar a adição de aminoácidos via foliar na produção hortaliças, realizaram experimento utilizando misturas em diferentes concentrações de Ajifol, onde verificaram diferenças significativas em relação a testemunha para a alface.

Malavolta (1980) referiu-se a trabalhos próprios, demonstrando que a exigência de S no tomateiro poderia ser suprida por meio do fornecimento de metionina e cisteína, dois aminoácidos que contêm o elemento.

Nas pesquisas, Lima et al. (2009) mostram que a aplicação de ureia em conjunto com aminoácidos resulta no aumento do teor de proteínas em plantas jovens de milho (Zea mays). Esse aumento do teor de proteínas é encontrado tanto na parte aérea como na parte radicular das plantas.

[rml_read_more]

Em estudo, Karam et al. (2010) observou que a aplicação de aminoácido potássico (Kadostim AA-K), sete dias após a pulverização de doses elevadas de nicosulfuron (um herbicida da família das sulfonilureas), também conferiu poder de recuperação às plantas de milho.

De forma resumida, Serciloto e Castro (2005) observaram que aplicação de aminoácidos (Codamin – BR 1000 mg L-1) pode reverter os sintomas causados pela aplicação de glifosato em feijoeiro.

Novidade

Um produto à base de aminoácidos foi capaz de aumentar a tolerância contra a infecção de patógenos por meio da ativação da defesa vegetal. Foi observado que a aplicação foliar do produto (que também continha macro e micronutrientes) reduziu a infecção pela bactéria Pseudomonas syringae pv. Maculicola em folhas de Arabdopsis thaliana (Igarashi et al., 2010), uma espécie vegetal muito utilizada em estudos acadêmicos.

Segundo Lambais (2011), a utilização da adubação foliar com produtos à base de aminoácidos livres mostrou-se eficaz nos aspectos metabólicos para a cultura de soja, por meio da influência na atividade da nitrato-redutase (NR) e glutamina sintetase (GS), bem como no aumento da concentração de proteínas totais solúveis (PTS) no tecido foliar. Os produtos à base de aminoácidos livres na formulação comprovaram uma ação anti-estressante nas plantas de soja em função da aplicação de glifosato.

Resultados

Segundo Coelho, as aplicações foliares dos aminoácidos complexados com fertilizantes, nos estádios de desenvolvimento vegetativo de 4, 7 e 10 folhas, apresentaram efeitos similares e significativos na produtividade do milho. Comparado ao tratamento controle, a aplicação foliar desses aminoácidos proporcionou um aumento médio de 22% (1.500 kg/ha) na produtividade de grãos.

Castro, 2013, verificou efeitos positivos no cafeeiro com a utilização de aminoácidos, influenciando o número médio de grãos, que foi superior em plantas tratadas, promovendo o aumento da produção média de café em relação aos demais tratamentos.

Verificou-se que a aplicação de uma gota da solução de aminoácidos marcados sobre uma folha de soja possibilitou a absorção e translocação dos diversos aminoácidos e nutrientes para o interior da planta, com velocidades e direções diferentes (Kursanov, 1961).

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tomate cereja BRS Iracema: sabor adocicado e tolerância a doenças

2

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

3

Simpósio da FACTA discutirá custo, desempenho e saúde intestinal na nutrição animal em Foz do Iguaçu (PR)

4

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

5

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto 01 A (Pequeno)

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

ROME, ITALY - NOVEMBER 06: Winner of the Best of the Best Award pose on stage during the Ernesto Illy International Coffee Award 2025 at Palazzo Colonna on November 06, 2025 in Rome, Italy. (Photo by Lorenzo Palizzolo/Getty Images for illy)

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

biotrop (1)

Biotrop: soluções inovadoras e sustentáveis