Trigo no Cerrado é tema de live nesta segunda, na Agrobrasília Digital

No primeiro dia da Agrobrasília Digital, realizada de 6 a 10 de julho, a Embrapa promove um debate online sobre as oportunidades para o crescimento do trigo na região central do Brasil.
AgroBrasília Digital

Publicado em 6 de julho de 2020 às 11h25

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h07

Acompanhe tudo sobre Agrobrasília, Digital, Embrapa, Live, Trigo e muito mais!

No primeiro dia da Agrobrasília Digital, realizada de 6 a 10 de julho, a Embrapa promove um debate online sobre as oportunidades para o crescimento do trigo na região central do Brasil. A live “Trigo – a vez do Cerrado”, realizada das 13h às 15h, contará com especialistas em genética, cooperativismo, mercado e políticas públicas.

Em 2019, foram cultivados cerca de 200 mil hectares de trigo em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, na Bahia no Distrito Federal. As pesquisas da Embrapa indicam um potencial acima de 2 milhões de hectares aptos ao cultivo de trigo na região, devendo alcançar 1 milhão de hectares com o cultivo no Cerrado até 2025, por meio de um plano de trabalho voltado ao melhoramento genético de cultivares e à transferência de tecnologia.

“Aqui, produzimos um dos melhores trigos do mundo em termos de qualidade industrial para panificação”, ressalta o pesquisador Júlio Albrecht, da Embrapa Cerrados (DF). Ele vai falar sobre o potencial genético para produção de trigo no Cerrado, destacando as cultivares da Embrapa indicadas para a produção de trigo no Cerrado do Brasil Central e as medidas de manejo desses materiais para alcançar as melhores produtividades e a qualidade industrial, como as melhores épocas de plantio e o controle de pragas e doenças como a brusone, a mais recorrente na região.

A live também contará com as participações do presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), José Guilherme Brenner; do responsável técnico da entidade, Claudio Malinski; e de Silvio Farnese, diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Eles vão abordar, no contexto do Cerrado, a visão cooperativa sobre a produção de trigo, a perspectiva comercial acerca da produção do cereal e políticas públicas para a expansão da triticultura. A mediação dos debates será feita pelo supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados, Sérgio Abud.

Acompanhe a live aqui.

A Agrobrasília é uma realização da Coopa-DF, que apresenta uma vitrine de tecnologias para o agronegócio, além de cenário para debates relevantes sobre diversos temas relacionados ao setor produtivo. 

Para saber mais sobre as tecnologias da Embrapa na Agrobrasília 2020, visite o site https://www.embrapa.br/agrobrasilia-2020.

Com informações da Embrapa Trigo

Original: https://www.embrapa.br/cerrados/busca-de-noticias/-/noticia/53897742/trigo-no-cerrado-e-tema-de-live-nesta-segunda-6-na-agrobrasilia-digital

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja

2

Panorama nacional da cultura da banana

3

Mamão orgânico: Como plantar?

4

Benefícios da calagem e gessagem na couve-flor

5

Brasil passa a ter banco nacional de antígenos e vacinas contra febre aftosa

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação Superbac

Biotecnologia avança no cultivo de trigo e amplia ganhos de produtividade

No cenário global de commodities, a margem de lucro está na eficiência

Alavanca de competitividade: agilidade e redução de custos com e-procurement no agronegócio

download

Amipa atualiza dados da safra e apresenta projeções para 2025/2026

Fotos: Joel Lima da Fonseca

Silagem de trigo forrageiro traz vantagens para pecuaristas no Vale do Jequitinhonha