Qual a importância das sementes no contexto produtivo?

Qual a importância das sementes no contexto produtivo?
Qual a importância das sementes no contexto produtivo?

Publicado em 26 de setembro de 2019 às 08h41

Última atualização em 26 de setembro de 2019 às 08h41

Acompanhe tudo sobre Germinação, Lucro, Pirata, Semente, Semente pirata e muito mais!

Autor

Amélio Dall’Agnol
Pesquisador da Embrapa soja
amelio.dallagnol@embrapa.br
Crédito: Shutterstock

Sem recompensa pelo êxito do desenvolvimento de uma nova semente não haverá novas cultivares, nem outras novas tecnologias, e o produtor ficará sem a opção de novas e melhores variedades por falta de investidores interessados em apostar na área.

Mitos e verdades

É recorrente a queixa de produtores rurais sobre o custo na aquisição de novos produtos tecnológicos, sejam eles agrotóxicos, máquinas ou sementes melhoradas. Neste espaço vamos comentar apenas as críticas dirigidas aos obtentores de novas cultivares (soja, milho ou algodão) em razão da cobrança da taxa tecnológica pelo uso das tecnologias RR e Bt, ou pelos royalties cobrados pelo obtentor sobre o germoplasma da cultivar convencional ou transgênica. Descontentes, alguns produtores buscam esquivar-se dessa cobrança, adquirindo grãos comercializados como sementes.

A lei brasileira de sementes (10.711 de 2003) até permite que o agricultor produza a própria semente e a utilize para fins particulares por no máximo duas gerações. Para isso, o produtor deve informar o Mapa, via anexo 33, onde constam os detalhes sobre a área inscrita para produção da própria semente.

Mas a lei não autoriza a compra de “sementes” piratas, comercializadas clandestinamente por terceiros. Esses “grãos-semente” podem, eventualmente, ter qualidade e resultarem em lavoura produtiva, mas é raro que seu desempenho seja igual ao das sementes produzidas por sementeiros credenciados, seguidores de regras e controle de qualidade rígidos no seu processo produtivo e que são fiscalizados pelos órgãos competentes, o que assegura que as mesmas apresentem pureza varietal, alto poder germinativo e vigor.

Diferencial de vigor

Alto vigor da semente é fundamental para o estabelecimento de uma lavoura com alto padrão agronômico. Estudos da Embrapa Soja indicaram que sementes de alto vigor podem proporcionar produção até 25% maior que sementes de baixo vigor, embora a olho nu essa diferença de produtividade dificilmente seja percebida, levando o produtor a acreditar que fez um bom negócio comprando grão pirata como semente que, via de regra, tem menor potencial produtivo.

Com tal procedimento, o agricultor está dando um tiro no pé, pois a diferença de produtividade, que poderá não ser percebida visualmente, poderia pagar com vantagens o custo maior da semente certificada, cuja vantagem está no seu presumível maior vigor potencial, que proporciona germinação e desenvolvimento mais rápidos, resultando em plantas mais vigorosas e produtivas.

Entenda melhor

Seria racional que o agricultor reconhecesse o direito que o obtentor de uma nova semente tem de receber retornos financeiros pelo êxito dessa conquista, como forma de ressarcir-se dos custos que teve para desenvolver o produto e mais algum lucro para estimulá-lo a reinvestir no desenvolvimento de novas sementes.

Desenvolver uma nova tecnologia, seja ela uma nova cultivar ou a descoberta e incorporação de um gene superior numa nova cultivar, leva anos e custa muito dinheiro. Sem recompensa pelo êxito da empreitada não haverá novas cultivares, nem outras novas tecnologias e o produtor, que certamente reconhece os benefícios do melhoramento genético, ficará sem a opção de novas e melhores variedades por falta de investidores interessados em apostar na área. Outro tiro no pé.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Resultados da biotecnologia HB4® indicam ganhos de produtividade em condições de seca 

2

Trator da Série S6 da Valtra é destaque na Expointer

3

Mel do Vale do Paraíba recebe Indicação Geográfica

4

Açúcar: apesar de demanda resiliente, excesso de oferta limita a alta dos preços, avalia Hedgepoint

5

Porto de Vila do Conde movimenta 9,5 milhões de toneladas e lidera movimentação na Região Norte em 2025

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Créditos Ihara

Açúcar: apesar de demanda resiliente, excesso de oferta limita a alta dos preços, avalia Hedgepoint

Foto: Divulgação/Seapa

Exportações do agronegócio mineiro crescem 17% no período de janeiro a julho

Divulgação Emater-MG

Concurso de Qualidade do Café da Região de Manhuaçu 2025 abre inscrições até 5 de setembro

Foto: Freepik

A cadeia produtiva do café no brasil: importância, processos e perspectivas