Elipse E3 gera economia de energia

Publicado em 16 de setembro de 2019 às 13h24

Última atualização em 16 de setembro de 2019 às 13h24

Acompanhe tudo sobre Arroz, Automação, Processamento, Tela e muito mais!

Solução da Elipse Software provê o controle remoto dos equipamentos responsáveis pelo beneficiamento de arroz realizado na fábrica sediada em Santo Antônio da Patrulha-RS

Fábrica da Realengo Alimentos em Santo Antônio da Patrulha-RS

A Realengo Alimentos nasceu na cidade de Turvo, extremo sul de Santa Catarina, com a missão de levar um produto saudável e qualificado à mesa do consumidor. Em 1982, iniciou suas atividades com o objetivo de produzir arroz de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da região e preservando o meio ambiente.

Para agregar mais agilidade e segurança a seus processos, a empresa decidiu utilizar o E3, solução SCADA da Elipse Software, na automação do beneficiamento de arroz realizado em sua filial de São Antônio da Patrulha, interior do Rio Grande do Sul. Importante salientar a participação da Nexxus Evolution Systems, empresa de tecnologia da informação que implementou a aplicação.

A operação no Elipse E3 ocorre de forma fácil e intuitiva, apresentando telas distribuídas por áreas para monitorar todas as etapas do beneficiamento do arroz, desde a peneira, descasque, brunimento, polimento, mistura até o ensaque do produto. O sistema desenvolvido pela NEXXUS com a solução da Elipse possibilita, entre outras coisas, o acionamento dos equipamentos em cascata. Ao iniciar as etapas do processamento da matéria-prima, cada equipamento entra em operação através de intervalos de tempo pré-determinados, tornando o fluxo de produção contínuo e provendo mais economia de energia.

Além de monitorar todas as etapas do beneficiamento de arroz, a solução NEXXUS em conjunto com o Elipse E3 “comanda” máquinas, equipamentos e instrumentos, permitindo, inclusive, acompanhar e operar as rotas de transporte automaticamente. Caso haja qualquer falha em algum instrumento ou equipamento, o software também dispõe de um sistema de alarmes, que informa o operador caso haja alguma anomalia e se é necessária a intervenção da equipe de manutenção para avaliação e correção do problema.

Vale salientar que as cascas, farelos e quireras, principais subprodutos provenientes do processo de beneficiamento do arroz, são todos captados durante a produção e destinados a silos de armazenagem adequados para posterior comercialização ou utilização pela própria Realengo. A casca de arroz, por exemplo, é reaproveitada para cogeração de energia nesta mesma unidade da empresa.

Segundo João Luiz Pereira dos Santos, gerente de produção da Realengo Alimentos, o Elipse E3 trouxe mais segurança em relação ao funcionamento dos equipamentos, diminuindo consideravelmente as paradas desnecessárias do processo. Já o coordenador de manutenção, Diego Favaro, destaca o fato da solução da Elipse apresentar uma interface intuitiva, proporcionando fácil interação e utilização por parte do operador. Mais informações sobre estes e outros benefícios disponibilizados pelo E3 à Realengo no case.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Figos em estufas: como produzir?

2

Controle de psilídeo com óleo essencial de laranja

3

Maçã é a fruta ideal para recuperar o corpo depois das festas de final de ano

4

Orientações para prevenir deriva na aplicação de herbicidas hormonais

5

Nutrição para maturação uniforme do cafezal

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-30_141614884

Figos em estufas: como produzir?

imagem_2022-06-30_141205242

Controle de psilídeo com óleo essencial de laranja

3633

Orientações para prevenir deriva na aplicação de herbicidas hormonais

PG-70-a-71-Foto-01-Telefone

Nutrição para maturação uniforme do cafezal