Tratamento de sementes – Um estímulo às raízes

Crédito Marcelo Madalosso

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 18h00

Última atualização em 28 de novembro de 2018 às 18h00

Acompanhe tudo sobre Aminoácido, Bioestimulante, Biológico, Defensivo, Hormônio, Raízes, Semente, Tratamento de semente e muito mais!

Matheus Giugni

Graduando em Agronomia – Faculdades Integradas de Ourinhos

matheusgiugni@outlook.com

 

Crédito Marcelo Madalosso

Novas tecnologias, aliadas ao uso de sementes melhoradas e ao manejo adequado são utilizadas para aumentar a produtividade das culturas. O uso de defensivos agrícolas no tratamento de sementes visa proteger contra a ação de pragas e patógenos do solo, um método que vem sendo cada vez mais utilizado em detrimento dos efeitos positivos trazidos à semente e à plântula. Outro aspecto para a utilização do tratamento de sementes é a garantia de maior potencial de desenvolvimento inicial da cultura e estabelecimento do estande inicial.

Além de fungicidas, inseticidas e nematicidas, produtos que alteram o crescimento e o desenvolvimento vegetal, como reguladores de crescimento e micronutrientes, podem ser utilizados no tratamento de sementes.

Dentre eles podemos citar os bioestimulantes com a mistura de reguladores de crescimento vegetal, ou de um ou mais reguladores vegetais com outros compostos de natureza bioquímica diferente (aminoácidos, nutrientes, vitaminas, etc.). Esses produtos favorecem a expressão do potencial genético das plantas mediante alterações dos processos vitais e estruturais, promovendo um equilíbrio hormonal e estimulando o desenvolvimento do sistema radicular.

 

Benefícios

O tratamento de sementes protege a soja contra a ação de pragas e patógenos do solo – Crédito Saulo Fantini

O uso de bioestimulantes destaca-se por ser composto de substâncias naturais ou sintéticas que podem ser aplicadas em sementes, plantas e solo, provocando alterações dos processos vitais e estruturais, a fim de aumentar a produtividade e qualidade de sementes (Ávila et al., 2008) e/ou grãos.

O emprego de bioestimulante como técnica agronômica para otimizar as produções em diversas culturas é cada vez mais comum. Segundo Castro e Vieira (2001), os bioestimulantes, quando aplicados exogenamente, possuem ações similares aos grupos de hormônios vegetais (auxinas, giberelinas e citocininas) e podem contribuir para incremento da produtividade.

Os bioestimulantes promovem o equilíbrio hormonal das plantas, favorecem a expressão do seu potencial genético e, quando aplicados em sementes ou no início do desenvolvimento da planta, promovem maior desenvolvimento do sistema radicular, o que possibilita maior resistência a estresses bióticos, biológicos e nutricionais e, consequentemente, aumento na produção de grãos.

Agem, ainda, na degradação de substâncias de reserva das sementes, na diferenciação, divisão e alongamento celulares.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Milho paulista: valor da produção agropecuária cresce 26% em 2025

2

Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo

3

Novo combo de uvas tintureiras reforça produção de sucos e vinhos brasileiros

4

Dicas para fazer uma horta doméstica no feriado

5

Aquishow Brasil 2026 volta a Uberlândia (MG) para fomentar a piscicultura no Triângulo Mineiro e região

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

milho

Milho paulista: valor da produção agropecuária cresce 26% em 2025

Fixação Biológica do Nitrogênio é pilar de sustentabilidade na produção de soja. Foto: Antonio Neto

Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná

Fotos: Koppert Brasil

Trichodermil FS®: a evolução do tratamento biológico de sementes

Evento na Embrapa Soja sobre os desafios da liderança brasileira na produção mundial da soja, discutindo sustentabilidade e regulamentações.

Tour da Soja: Apta Regional de Brotas realiza evento técnico voltado à inovação na cultura da soja