Subsolador – Tecnologia aplicada ao preparo de solo

Publicado em 26 de novembro de 2018 às 07h33

Última atualização em 26 de novembro de 2018 às 07h33

Acompanhe tudo sobre Água, Preparo de solo, Solo, Traça e muito mais!

A escassez hídrica que vem ocorrendo no sudeste brasileiro tem reduzido significativamente a disponibilidade de água para abastecimento humano, para processos industriais e para a agropecuária. Na bacia do rio Doce essa escassez vem sendo agravada pelo estado atual de degradação da bacia.

O aspecto mais marcante dessa degradação refere-se à alta compactação dos solos, fato que impede a infiltração de água das chuvas, amplia o escoamento superficial e provoca erosões e assoreamentos dos rios, além de reduzir a fertilidade dos solos. O excesso de escoamento superficial é causador de desequilíbrios na bacia do rio Doce, como enchentes na estação chuvosa e escassez de água na estação seca.

Subsolagem

Consciente desse grave problema, a Cenibra vem investindo para ampliar a infiltração de água no solo em suas propriedades e faz isso por meio da subsolagem, técnica realizada com uso de trator agrícola e subsolador.

Trata-se de uma técnica simples, por meio da qual o solo é cortado numa profundidade de cerca de 60 centímetros, em linha perpendicular à declividade do terreno, abrindo sulcos para infiltração da água no solo no momento das chuvas.

Projeto piloto em Sabinópolis

Como uma empresa cidadã, a Cenibra vem envidando esforços para que esta técnica seja amplamente adotada na bacia do rio Doce. E vem fazendo isso em parceria com instituições e municípios.

Um exemplo é o projeto que está sendo realizado em Sabinópolis, onde o abastecimento de água para a população atingiu níveis críticos nos últimos anos. Para aumentar a infiltração de água nos solos e abastecer o lençol freático, está sendo realizada a subsolagem nas propriedades inseridas no manancial. O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, SAAE e Emater.

Os benefícios gerados vão além do aumento da disponibilidade de água para a cidade. A subsolagem contribui também para aumento da produtividade da agropecuária e para melhoria da qualidade da água.

“Nossa expectativa é de que os municípios e os produtores rurais invistam em técnicas para aumentar a infiltração de água no solo, de forma que tenhamos, no futuro, uma bacia hidrográfica mais eficiente na produção de água e com menores riscos de enchentes e de escassez hídrica“, avalia o especialista ambiental, Sebastião Tomas Carvalho.

Essa matéria você encontra na edição de novembro/dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Floresta. Adquira o seu exemplar.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

2

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

3

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

4

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

5

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Amazônia - Crédito: Shutterstock

Brasil tem 18 milhões de hectares de Reserva Legal desmatados ilegalmente

Crédito Depositphotos

Estudo inédito mostra benefícios das concessões florestais

Crédito Shutterstock

Tipos de pera: cultivo, características e potencial no Brasil