Evento de Trigo alerta sobre união da cadeia produtiva e lança desafios para a pesquisa

O trigo contribui na supressão natural de pragas - Crédito Shutterstock

Publicado em 1 de agosto de 2017 às 17h02

Última atualização em 1 de agosto de 2017 às 17h02

Acompanhe tudo sobre Nutrição, Trigo, Triticale e muito mais!

Pesquisadores, produtores e representantes da indústria discutiram os principais gargalos da cultura e aspectos políticos, econômicos e tecnológicos a serem aprimorados

O trigo contribui na supressão natural de pragas - Crédito Shutterstock
O trigo contribui na supressão natural de pragas – Crédito Shutterstock

Encerrou nesta quinta-feira (27), a 11ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) e o Fórum Nacional do Trigo 2017, realizados pela Coodetec, em Cascavel. Os eventos reuniram mais de 200 participantes, vindos dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e do Paraná, em busca de soluções conjuntas para o avanço da triticultura nacional.

Nos três dias de evento, pesquisadores, produtores e representantes da indústria moageira discutiram os principais gargalos da cultura do trigo no país e os aspectos políticos, econômicos e tecnológicos que precisam ser aprimorados em busca de crescimento.  “Ficou bem claro que precisamos estar unidos, dialogar e buscar soluções que beneficiem o produtor, a indústria e o consumidor“, ressaltou o pesquisador de trigo da Coodetec e presidente do evento, Francisco de Assis Franco.

Quando um dos lados se sente prejudicado, toda a cadeia sofre as consequências. “Na última safra, o produtor não conseguiu boas condições de venda para o grão e acabou decidindo diminuir o plantio para a safra atual“. A consequência pode ser a alta do preço do grão, seguido de um aumento nos produtos derivados do trigo para o consumidor final, alerta o pesquisador.

Durante o evento, foram apresentados 73 trabalhos nas áreas de Ecologia; Fisiologia e Práticas Culturais; Fitopatologia; Entomologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; Solos e Nutrição Vegetal e Transferência de Tecnologia e Socioeconomia. O conteúdo será disponibilizado no site oficial – www.reuniaodetrigo2017.com.br – e poderá ser acessado a partir do dia 10 de agosto.

Para a pesquisa, fica o desafio de atualizar as informações técnicas que balizam o plantio do trigo; gerar dados e evidências para negociar junto ao Governo e à ANVISA normas que dificultam a expansão da triticultura ou a justa concorrência entre o trigo importado e o brasileiro; além de buscar formas de controle ou combate às doenças e o desenvolvimento de novas e melhores cultivares.

“Há muito trabalho para ser feito. As pesquisas seguem e reuniões paralelas entre as subcomissões de pesquisa são realizadas ao longo do ano, para que possamos chegar à próxima edição do evento com novos resultados“, explica Franco.

A próxima edição acontece em 2018 e será em Passo Fundo/RS. A Embrapa ainda definirá a instituição responsável por sediar a 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) e o Fórum Nacional do Trigo 2018.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Golpe das máquinas agrícolas: como quadrilhas exploram a falta de rastreabilidade

2

Janela para plantio acompanha o período de chuvas

3

Ascenza anuncia novo coordenador para ampliar mercado e consolidar posicionamento no setor de HF

4

Plantio inteligente e colheita o ano todo: a nova era da produção de morango no Brasil

5

Cacau amazônico domina a sétima edição do Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

Crédito Shutterstock

Tipos de pera: cultivo, características e potencial no Brasil

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30