Bertanha – 40 anos de pura agricultura

Créditos Fransérgio Leão

Publicado em 25 de maio de 2017 às 07h40

Última atualização em 25 de maio de 2017 às 07h40

Acompanhe tudo sobre Agrishow, Café, Colheita, Mecanização, Óleo e muito mais!
Créditos Fransérgio Leão
Créditos Fransérgio Leão

São 40 anos de fábrica da Bertanha e 40 anos de cafeicultura. A empresa nasceu fabricando máquinas para café, e por um período de 15 anos abriu a atividade para outros setores da agricultura, sem nunca perder o elo com o café.

“Nos últimos dez anos concentramos toda a nossa atenção na cafeicultura, com o lançamento do projeto de recolher os grãos do centro da rua, um processo totalmente mecanizado em que conseguimos resgatar todo o café de varrição com o advento da Mogiana e da Varre-tudo. Os armazéns nunca tinham visto chegar tanto café de varrição no intervalo de três anos. Trabalhamos nesse projeto visando melhorar o café de varrição por meio do processo de arruação, resultando na máquina Varre-tudo“, relata Sid Bertanha, proprietário da empresa.

A partir de 2007 se efetivaram as vendas das máquinas para este fim, aumentando a quantidade de máquinas comercializadas. No trabalho desses 10 anos adquirimos conhecimento, experiência, informação para ajustes finos e melhoria de produtividade. “Estamos guardando todo esse estudo e trabalhando no processo. Em 2017 começamos com várias novidades na engenharia da Mogianae da Varre-tudo, para elas trabalharem e andarem com maior velocidade, recolher o café mais limpo e separar melhor as impurezas. Estávamos ansiosos para a chegada da Agrishow para mostrarmos toda a linha de colheita do chão renovada, com essa reengenharia“, conta Sid Bertanha.

Com as inovações, as máquinas foram reinventadas e dobraram a sua capacidade de produção, trabalho, velocidade e eficiência.

Créditos Fransérgio Leão
Créditos Fransérgio Leão

Portfólio

Durante a Agrishow, a Bertanha apresentou uma Varre-tudo 3 em 1 reestilizada, com uma nova engenharia, movida a óleo diesel, para tratores com potência 40% menor, com eficiência de varrição melhor e velocidade de trabalho maior.

“Resumimos as Mogianas em quatro modelos distintos, sendo uma básica, de menor porte, chamada pé-de-boi, que atende os pequenos produtores com eficiência, mas na medida do médio/pequeno produtor. Temos máquinas padrão e outras voltadas para propriedades mais tecnificadas, sendo uma totalmente mecânica e duas hidráulicas, uma com auto compensação, toda automática, com acionamentos elétricos e hidráulicos. Foram batizadas de Original Super, Hidráulica Super e a Hidráulica Compensada Super“, detalha o proprietário da empresa.

Créditos Fransérgio Leão
Créditos Fransérgio Leão

Além desta linha, a Bertanha destacou também duas colhedoras, tanto a de arrasto como a autopropelida, com melhor construção hidráulica e elétrica, e ainda mais robustez de trabalho, durabilidade em horas trabalhadas e baixa manutenção.

“As nossas colhedoras, tanto a F1 como a F2, são máquinas que trouxeram profundas inovações na colheita da árvore, reduzindo os danos causados aos pés de café na colheita mecanizada. Ela tira mais café da árvore, e é tão sensível ao pé de café que pode fazer o que nenhuma outra máquina faz – ir e voltar na mesma rua, sem quebrar os galhos e sem prejudicar o pé de café“, garante Sid.

O empresário deixa como mensagem para o cafeicultor que ele pode investir no setor sem medo, porque o futuro do café é altamente promissor e está crescendo vertiginosamente. “A missão da Bertanha é trabalhar para aumentar cada vez mais a tecnologia de mecanização da cafeicultura, trazendo aos cafeicultores sempre novidades boas para que ele possa produzir cada vez mais com menor custo“, conclui.

Sid Bertanha, proprietário da empresa - Créditos Fransérgio Leão
Sid Bertanha, proprietário da empresa – Créditos Fransérgio Leão

Essa matéria você encontra na edição de junho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Protetores solares biológicos criam escudo para plantas contra calor e radiação 

2

Estudo inédito revela vantagem ambiental dos insumos biológicos frente aos químicos

3

10ª DATAGRO Abertura Safra Cana, Açúcar e Etanol reúne lideranças do setor em Ribeirão Preto nos dias 11 e 12 de março

4

IAC vai reunir 165 laboratórios em programa internacional de análise de solos

5

Entregas de fertilizantes crescem 7,8%, com 45,27 milhões de toneladas entregues

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

DATAGRO
Abertura DATAGRO Safra Cana, Açúcar e Etanol 2025

10ª DATAGRO Abertura Safra Cana, Açúcar e Etanol reúne lideranças do setor em Ribeirão Preto nos dias 11 e 12 de março

imagem_2026-02-19_143805336

Menos química, mais resultado: o poder do carbono orgânico ativo na agricultura

imagem_2026-02-19_072523884

Milho para silagem é destaque no 4º Dia de Campo da Produção Leiteira do Vale Paraíba da Apta Regional

milho

Milho paulista: valor da produção agropecuária cresce 26% em 2025