A qualidade da forragem é um fator decisivo para a saúde animal e o sucesso econômico da atividade pecuária. Ela impacta diretamente o desempenho do gado ao atender às necessidades nutricionais em seus diversos estágios de produção.
“A forragem de alta qualidade aumenta a produção de leite em vacas leiteiras, fornecendo a energia necessária para altos rendimentos. Da mesma forma, o gado em crescimento se beneficia dela para obter ganho de peso. Também melhora a saúde reprodutiva, favorecendo a fertilidade e resultando em crias mais saudáveis, o que contribui para o desempenho do rebanho a longo prazo”, explica Marcelo Pupin, coordenador de Marketing de Produto Massey Ferguson.
A qualidade da forragem também é um fator decisivo para a rentabilidade. A forragem com alto valor nutritivo cria oportunidades de melhor retorno por fardo e amplia o potencial de lucro. “Produzir forragem de qualidade é, portanto, investir na sustentabilidade do rebanho e no sucesso da fazenda”, afirma Pupin.
Indicadores de forragem de alta qualidade
O melhor indicador da qualidade da forragem é o desempenho animal. É importante compreender as necessidades nutricionais de cada espécie para que suas exigências nutricionais sejam atendidas e o desempenho seja otimizado.
Marcelo Pupin destaca os principais fatores que podem afetar a qualidade da forragem:
- Espécies de forragem: Cada espécie apresenta diferentes teores nutricionais. A alfafa, por exemplo, é rica em proteína e ideal para vacas leiteiras. Já os fenos de gramíneas perenes são indicados para vacas de corte e cavalos.
- Retenção de folhas durante a colheita: As folhas contêm a maior concentração de nutrientes na forragem, independentemente da espécie cultivada. O objetivo da colheita de forragem é preservar o máximo possível do seu valor nutricional.
- Estágio de Maturação: O estágio de maturação da cultura no momento da colheita é um fator decisivo para a qualidade da forragem. À medida que a planta amadurece, o teor de matéria seca e de fibras aumenta, enquanto a digestibilidade diminui. Forragens colhidas muito maduras produzem maior volume, mas com menor qualidade nutricional. O equilíbrio entre produtividade e valor nutritivo depende da colheita no estágio correto.
Soluções para fenação: máxima qualidade e rendimento no campo
A Massey Ferguson possui portfólio completo de soluções para fenação, do corte ao enfardamento, projetado para garantir que desde o pequeno até o grande produtor colha a forragem no momento exato, com o máximo de nutrição e o menor tempo de campo possível.
A linha traz segadoras, segadoras com condicionadores, revolvedores, enleiradores e enfardadoras prismáticas e cilíndricas.
A enfardadora MF 4160V enfardadora de câmara variável de fardos cilíndricos, oferece alta eficiência, com baixa manutenção. Sua câmara variável produz fardos de 0,7 metros até 1,6 metros de diâmetro. A alta densidade é garantida por um sistema patenteado com pressão constante (que combina forças hidráulica e mecânica), produzindo fardos densos e uniformes que protegem melhor o núcleo e facilitam a logística.
Já a enfardadora MF 2234 prismática tem capacidade para produzir fardos gigantes de até 3 metros de comprimento, otimizando o transporte e o armazenamento. Projetada para trabalhos pesados, sua estrutura robusta garante durabilidade e reduz a necessidade de manutenção.
A tecnologia embarcada é um dos diferenciais dos equipamentos, permitindo ajuste automático do tamanho, compactação e recolhimento dos fardos diretamente da cabine do operador, otimizando o processo, reduzindo perdas e tornando a logística mais eficiente.
