Alimentos para plantar em casa e fazer um detox natural no verão

Com a proximidade do Carnaval e pós festas de fim de ano, cultivo doméstico de folhas e ervas frescas incentiva hábitos mais equilibrados.
Foto: banco de imagens
Acompanhe tudo sobre o agronegócio no Brasil e muito mais!

Após as festas de fim de ano e às vésperas do Carnaval, cresce a busca por hábitos mais equilibrados e por uma alimentação baseada em ingredientes frescos e naturais. O início do ano se consolida como um período de retomada do cuidado com a saúde e o bem-estar, quando o conceito de “detox” aparece cada vez mais associado à redução do consumo de ultraprocessados e à valorização de folhas, ervas e hortaliças no dia a dia. 

Nesse cenário, o cultivo doméstico ganha espaço como uma alternativa prática e acessível para quem deseja comer melhor. Ter uma horta em casa permite o consumo de alimentos frescos, aproxima as pessoas do preparo das refeições e contribui para a criação de uma rotina alimentar mais consciente, especialmente durante o verão, estação propícia para aproveitar alimentos frescos e vivos. 

Para a Isla Sementes, referência em sementes de hortaliças, flores e ervas, a saúde começa pela comida e o cultivo doméstico pode ser o primeiro passo para estruturar bons hábitos. “A saúde vem da comida que escolhemos consumir todos os dias. Ter uma horta em casa é uma ótima opção para começar, porque estimula escolhas mais naturais e ajuda a criar uma relação mais próxima com os alimentos, o que reflete diretamente em bem-estar e qualidade de vida”, afirma Diana Werner, Presidente da ISLA Sementes.

Opções de alimentos para uma horta “detox” em casa

  • Alface

A versátil hortaliça tem alta adaptação às condições tropicais de cultivo. Desenvolve-se bem em pequenos espaços, precisa de solo úmido e permite colheitas graduais, folha por folha.

  • Agrião

Destacado pelo sabor marcante, pode ser cultivado em vasos mais profundos, desde que o solo seja mantido sempre úmido e o local receba boa luz natural.

  • Chicória

Conhecida pelo sabor levemente amargo, é associada a uma alimentação equilibrada e rica em fibras. Adapta-se bem ao cultivo doméstico e prefere ambientes com boa incidência de sol.

  • Hortelã

Com aroma e sabor refrescantes, é bastante utilizada em sucos, chás e receitas leves. Cresce com facilidade, adapta-se bem aos vasos e se desenvolve melhor em meia-sombra, com regas regulares.

  • Rúcula:

Uma das folhas mais populares em dietas leves e combina bem com saladas e sucos verdes. Seu cultivo é rápido, adapta-se a vasos e jardineiras e exige boa luminosidade, com regas regulares.

Mais do que uma tendência, plantar os próprios alimentos se conecta a um movimento de autocuidado e bem-estar. Com sementes de qualidade e orientações adequadas, a Isla Sementes reforça que não é preciso muito espaço para começar, apenas disposição para cultivar e incluir mais naturalidade na rotina alimentar.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Alimentos para plantar em casa e fazer um detox natural no verão

2

Piscicultura inicia 2026 com mercado aquecido e retomada de preços

3

Ampla oferta global de milho em 2025 pressionou preços; etanol de milho ganhou mais espaço na demanda

4

Da curiosidade científica ao “Nobel”: a trajetória da pesquisadora Mariangela Hungria na agricultura 

5

Inovações da biotecnologia

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: banco de imagens

Alimentos para plantar em casa e fazer um detox natural no verão

Foto: Percio Campos/MAPA

Da curiosidade científica ao "Nobel": a trajetória da pesquisadora Mariangela Hungria na agricultura 

imagem_2026-01-15_142309691

Inovações da biotecnologia

money-field-1030899-15767

Agro paulista fecha 2025 com superávit de US$23 bilhões