Apicultura se torna alternativa de renda no Alto do Jequitinhonha  

Trabalho realizado em parceria fortalece a atividade em Couto Magalhães de Minas.
Fotos: Emater- MG
Acompanhe tudo sobre Apicultura e muito mais!

A apicultura vem se consolidando como uma importante fonte de renda e sustentabilidade para as comunidades rurais do município  de Couto Magalhães de Minas e região graças ao projeto “Produção de mel e própolis verde no Alto Jequitinhonha”. A ação é fruto de um trabalho realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG)  em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente,  a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e da Associação dos Apicultores de Couto de Magalhães de Minas (Apicouto). 

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Assis Antônio Vieira, os apicultores enfrentavam falta de recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e  dificuldade para encontrar preço justo na comercialização. 

Com objetivo de contornar esses problemas e gerar emprego e renda, em 2015, começaram os trabalhos de  assistência. Atualmente, cerca de 100 apicultores do município e região estão sendo beneficiados. 

“A dedicação e as condições geográficas têm favorecido para o sucesso. Mercado para a comercialização e valor agregado estão entre os resultados. O trabalho visa ainda aproveitar a florada local  e diversificar a produção”, conta o extensionista da Emater-MG,  José Dilson Pereira Coelho. 

Na atividade há mais de 10 anos,  André Marcos da Silva, é o presidente da Apicouto. Ele relata que a experiência tem trazido bons resultados tanto para ele quanto para a associação. 

“Temos mais conhecimentos, não tem muito desperdício.  Trouxe valorização para nossos produtos e ampliou mercado com as vendas para feiras do município e região. Foi bom para mim e também para os demais colegas”, comemora.

A associação é responsável pelo beneficiamento e comercialização de mel e própolis de 20 associados. Segundo André Marcos, no total são mais de 400 colmeias de abelha africanizada e a intenção é continuar melhorando a produção. 

Osvaldo Aparecido de Meira, do Apiário Paineira,  conta que enfrentava dificuldades financeiras para a atividade e graças ao projeto está conseguindo se manter.  “A doação de equipamentos ajudou muito, veio em uma ótima hora”. 

Trabalho de parceria 

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Meio,  o trabalho consolida o setor apícola, carro chefe na geração de emprego e renda da cidade.

Assis Antônio ainda ressalta  que as parcerias fortalecem os pequenos produtores e consequentemente a economia local. “Isso nos traz apoio e segurança para a execução de um projeto de sucesso, onde o nosso objetivo é o fortalecimento de agricultores familiares.  A Emater tem um papel fundamental  junto com a prefeitura e outras entidades como o Senar e a Codevasf”.  

Promoção da sustentabilidade, manejo orgânico,  preservação da mata nativa, diversificação das floradas e assistência personalizada são alguns dos trabalhos desenvolvidos pela Emater-MG. 

Segundo José Dilson, a Codevasf auxilia por meio de  programas de fomento à apicultura, doação de kits para a atividade, já a Apicouto atua como um elo entre os produtores e as instituições de apoio. 

“O trabalho conjunto proporciona um mel de alta qualidade, com sabor e aroma únicos, que reflete a riqueza da biodiversidade local, abrindo portas para a comercialização em novos mercados, gerando valor agregado ao produto e fortalecendo a economia local”, destaca. 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do arraçoamento na maternidade

2

Bioinsumos no Brasil: política pública ou força de mercado?

3

Irregularidade das chuvas atrasa semeadura da soja e acende alerta para o início da safra 2025/26

4

Audiência aponta uso da CDO como subvenção para enfrentar crise do arroz

5

Apicultura se torna alternativa de renda no Alto do Jequitinhonha  

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do arraçoamento na maternidade

Fotos: Emater- MG

Apicultura se torna alternativa de renda no Alto do Jequitinhonha  

Foto: Diego Vargas/Seapa

Emater-MG alerta sobre importância da vacinação e do controle de parasitas no rebanho bovino

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024