Entre 26 e 28 de novembro, acontece em Palmas-TO o Aqua Summit, evento pioneiro que pretende ser um espaço de compartilhamento, de integração e de referência para a aquicultura nacional. Realizado em parceria pela Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea), pela Embrapa Pesca e Aquicultura (que tem sede na capital tocantinense) e pela empresa Holus Comunicação, vai acontecer em dois locais. A abertura, programada para a noite de 26 de novembro, e as atividades de todo o dia 27 serão no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, sede do governo do estado. E a manhã de 28 de novembro está reservada para uma visita às instalações da Embrapa Pesca e Aquicultura.
“O Aqua Summit representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a aquicultura tocantinense, pois aproxima produtores, pesquisadores, investidores e gestores públicos em torno de um mesmo objetivo: transformar o potencial natural do Tocantins em um setor produtivo robusto e sustentável”, afirma Roberto Sahium, secretário-executivo da Pesca e Aquicultura do Tocantins. Citando condições que o estado possui (recursos hídricos, clima favorável e localização estratégica), ele lembra que é preciso avançar em conhecimento técnico, em inovação e em agregação de valor: “eventos como o Aqua Summit permitem justamente essa troca de experiências e tecnologias, estimulando a adoção de boas práticas, o empreendedorismo e a atração de novos investimentos para o setor aquícola tocantinense”.
Para Danielle de Bem Luiz, chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, “ao reunir diferentes elos da cadeia, desde produtores e indústrias até formuladores de políticas e investidores, o evento cria um ambiente de convergência que reflete o papel da Embrapa como instituição pública de ciência e inovação. Ou seja, como empresa pública de pesquisa, deve articular conhecimento científico com demandas reais do mercado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a geração de renda no país”.





