A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) realiza, neste sábado (30), a entrega da Medalha do Mérito ABPM – Clube da Maçã Brasileira, uma distinção inédita criada para reconhecer personalidades e instituições que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento da cadeia produtiva da maçã no Brasil.
Na primeira edição da honraria, o homenageado é o engenheiro agrônomo e empresário Leandro Bortoluz, referência nacional e internacional em pesquisa, inovação, empreendedorismo e liderança no setor. Nascido em Caxias do Sul e criado em Vacaria, Bortoluz construiu uma trajetória marcada pelo pioneirismo: desde cedo atuou nos pomares da região, formou-se pela Universidade Federal de Santa Maria e ampliou seus conhecimentos em países como Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia e Itália, trazendo inovações que modernizaram a produção nacional e abriram portas para o Brasil no cenário global da fruticultura.
Durante a cerimônia, também será concedido a Bortoluz o título de Cidadão Honorário de Vacaria, aprovado pela Câmara Municipal a partir de proposta do vereador Douglas Cenci. A distinção reconhece não apenas a trajetória profissional, mas também o impacto social e comunitário do trabalho desenvolvido pelo homenageado na região.
“Mais de 4 mil produtores brasileiros, 35 mil hectares de cultivo, um potencial superior a 1,3 milhão de toneladas e 120 mil empregos diretos e indiretos fazem da pomicultura uma das forças da fruticultura nacional. Essa história se construiu com inovação, resiliência e liderança. É isso que celebramos ao conceder a Medalha do Mérito ABPM – Clube da Maçã Brasileira”, destaca o presidente da ABPM, Francisco Schio.
A cerimônia reunirá lideranças do setor produtivo, autoridades, familiares e comunidade local em um momento de celebração da história da maçã no Brasil.