As estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 77% dos estabelecimentos agrícolas no Brasil são de agricultura familiar, totalizando 3,9 milhões de propriedades.
No entanto, apenas 13% dispõem de tratores; índice que cai para 3,7% na região norte e 1,5% no nordeste, o que evidencia um enorme potencial de avanço na mecanização. Com a previsão de R$ 78,2 bilhões em créditos para máquinas agrícolas no Plano Safra 2025/26 e a ampliação dos limites de financiamento do Pronaf Mais Alimentos, a oferta de equipamentos da Agritech surge no momento ideal para impulsionar a adoção de tecnologia e consolidar a mecanização como vetor de crescimento na agricultura familiar.
Mola propulsora
A mecanização ganha força não apenas pelas políticas de crédito rural, mas também pelos avanços em equipamentos leves e versáteis. “Ela permite que os agricultores realizem suas atividades diárias com maior eficiência e agilidade, otimizando o uso do tempo e aumentando a produção”, destaca o gerente de Vendas e Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira.
Pioneira no desenvolvimento de soluções voltadas à agricultura familiar, a Agritech apresenta três linhas de tratores projetadas para diferentes culturas. Conforme explica Oliveira, a Linha Cultivo é ideal para hortaliças de ciclo rápido como alface, brócolis e cenoura e reúne o AGT 25, perfeito para estufas, e os modelos 1155, 1160 e 1185, todos com tração 4×4, raio de giro reduzido e baixo consumo de combustível, garantindo rapidez e economia em canteiros fechados ou a céu aberto.
A Linha Estreito, voltada à produção de tomate e outras hortaliças em fileiras apertadas, inclui o AGT 25 Estreito, o 1155 Super Estreito e o 1155 Super Tração. “São veículos compactos facilitam o trânsito entre as plantas e cuja tração reforçada mantém a aderência em solos irregulares, preservando as mudas e uniformizando o plantio”, pontua o gerente de Vendas e Marketing da Agritech.
Ele acrescenta que a Linha Fruteiro, projetada para pomares de média escala, conta com os modelos 1145 Fruteiro, o 1155 Fruteiro e o 1160 Fruteiro, todos dotados de chassi reforçado, cabine opcional, estabilidade em terrenos inclinados e sistemas hidráulicos calibrados para implementos de colheita e poda, otimizando as tarefas críticas na produção de frutas.
Estrutura robusta
Todos os tratores da Agritech são equipados com motores modernos que atendem às normas internacionais de emissões e apresentam baixo nível de ruído, além de serem compatíveis com o programa MAR‑1 (Máquinas Agrícolas e Rodoviárias – Fase 1). “Ao oferecer linhas específicas para cada tipo de cultura, dentro dos parâmetros do Plano Safra, a Agritech contribui para que o agricultor familiar aumente sua eficiência, reduza custos operacionais e tenha mais qualidade de vida no campo”, conclui Oliveira.

