TransCerrado 2025: cientistas pedalam 500 km para investigar efeitos da crise climática no Cerrado

Expedição percorre região da Chapada dos Veadeiros para ouvir comunidades e reunir dados sobre os impactos das queimadas, secas e desmatamento no bioma.
Crédito Embrapa Cerrados / Arquivo
Acompanhe tudo sobre Cerrado e muito mais!

A sexta edição da expedição científica TransCerrado 2025 vai percorrer 500 km de estradas e trilhas no bioma Cerrado com o objetivo de investigar os efeitos da crise climática sobre o ambiente e seus habitantes. A ação é liderada por pesquisadores do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e ocorre a menos de 100 dias da COP30, que será realizada em Belém, no mês de novembro.

A equipe de ciclistas-cientistas passará por comunidades no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, coletando dados, entrevistas e relatos sobre mudanças no regime hídrico, impactos das queimadas e alterações nas atividades econômicas locais. A área, tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, tem sofrido com o desaparecimento de nascentes e o avanço do desmatamento nos últimos anos.

TransCerrado 2025 destaca o papel do Cerrado no debate climático

Segundo o pesquisador Paulo Moutinho, idealizador do projeto e membro do IPAM, a TransCerrado 2025 tem como foco ouvir a percepção das comunidades locais sobre os efeitos da crise climática e sobre formas possíveis de enfrentamento. “A cada edição escolhemos um tema central. Desta vez, queremos saber como o clima está mudando e como isso é sentido no dia a dia das pessoas”, explica.

O projeto busca ampliar a visibilidade do Cerrado no debate climático internacional, uma vez que o bioma é berço de 8 das 12 principais bacias hidrográficas do país e registra perdas preocupantes. De acordo com o MapBiomas Água, 91% das bacias do Cerrado já perderam volume hídrico, com redução de 28,8% na média histórica. Em 2024, as queimadas atingiram 10,6 milhões de hectares, superando a área do estado de Pernambuco.

Impactos recentes e histórico da expedição

Em outubro do ano passado, um incêndio florestal destruiu mais de 20 mil hectares da Chapada dos Veadeiros, forçando o fechamento de trilhas e a investigação da Polícia Federal por possível crime ambiental. A ação mobilizou 120 pessoas e 50 veículos.

A TransCerrado teve início em 2019, com uma travessia de mais de 700 km entre Goiás Velho e a Chapada dos Veadeiros. Desde então, o projeto já percorreu mais de 1.800 km pelo bioma, documentando transformações ambientais por meio de imagens, dados técnicos e relatos das comunidades.

Além de Moutinho, a equipe deste ano inclui o pesquisador Valderli Piontekowski, o especialista em navegação e ciclista Márcio Bittencourt, do grupo Rebas do Cerrado, e a médica veterinária Verônica Foltynek.

A iniciativa é uma das ações de base científica que visam fortalecer a pauta ambiental do Cerrado na COP30, defendendo políticas públicas para a conservação de seus recursos hídricos e biodiversidade.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Resultados da biotecnologia HB4® indicam ganhos de produtividade em condições de seca 

2

Trator da Série S6 da Valtra é destaque na Expointer

3

Mel do Vale do Paraíba recebe Indicação Geográfica

4

Açúcar: apesar de demanda resiliente, excesso de oferta limita a alta dos preços, avalia Hedgepoint

5

Porto de Vila do Conde movimenta 9,5 milhões de toneladas e lidera movimentação na Região Norte em 2025

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

A biotecnologia utiliza um gene do girassol (HaHB4) que confere maior tolerância à seca.
Créditos: Bioceres Crop Solutions

Resultados da biotecnologia HB4® indicam ganhos de produtividade em condições de seca 

valtra

Trator da Série S6 da Valtra é destaque na Expointer

Imagem ilustrativa - Credito Diego Vargas

Mel do Vale do Paraíba recebe Indicação Geográfica

Porto de Vila do Conde movimenta 9,5 milhões de toneladas - Foto: Aescom/MPor

Porto de Vila do Conde movimenta 9,5 milhões de toneladas e lidera movimentação na Região Norte em 2025