Produtores artesanais de todo o Brasil já podem se inscrever no Prêmio CNA Artesanal 2025 – Molho de Pimenta, que recebe candidaturas até o dia 9 de setembro. A iniciativa é promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Com foco na valorização de produtos artesanais e tradicionais, a premiação é voltada a quem possui produção anual de até 200 mil litros de molho de pimenta em território nacional. Os inscritos devem enviar até 29 de setembro seis embalagens rotuladas com no mínimo 60 ml do produto, obedecendo à legislação vigente.
Molhos nas categorias agridoce e salgado
O Prêmio CNA Artesanal 2025 – Molho de Pimenta contempla duas categorias principais: agridoce e salgado. O molho agridoce deve equilibrar ardor e doçura, podendo conter ingredientes como vinagre ou suco de limão, além de notas doces. Já o molho salgado deve ter esse sabor como predominante, com a pimenta como elemento complementar.
As amostras serão avaliadas tecnicamente conforme a RDC nº 276/2005 da Anvisa, considerando aspectos como consistência (líquida, pastosa, emulsão ou suspensão), ingredientes e finalidade de uso. Também serão analisados o pH (máximo de 4,5) e os sólidos solúveis (grau Brix), além da aparência visual do produto.
Premiação, selos e avaliação sensorial
Cinco produtos serão premiados em cada categoria. Os três primeiros colocados receberão selos ouro, prata e bronze, além de valores entre R$ 4 mil e R$ 12 mil. A avaliação será dividida entre júri técnico (40%), júri popular (50%) e análise da história do produto (10%).
Essa última etapa levará em conta elementos como tradição, originalidade, inovação, representatividade local e valor comunicacional. Haverá ainda um bônus de 10% para os produtores que comprovarem o cultivo de até 50% das matérias-primas utilizadas no molho.
A fase técnica ocorre de 1º a 3 de outubro. Os cinco finalistas de cada categoria serão anunciados em 7 de outubro, e participarão da avaliação sensorial do júri popular em data a ser definida.
Valorização do alimento artesanal
Criado em 2019, o Prêmio CNA Brasil Artesanal é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais e tem como objetivo incentivar a profissionalização dos pequenos e médios produtores rurais. Desde sua criação, o prêmio já contemplou alimentos como queijo, café, salame, cachaça, azeite, mel, chocolate, vinho, cerveja e, mais recentemente, geleias — também com participação do Ital.
A edição atual reafirma o compromisso da CNA com a valorização de produtos que combinam qualidade, identidade e vínculo com o território.