Na edição comemorativa dos 30 anos da Hortitec, a Bioagro marcou presença com força total, mostrando por que é uma das protagonistas do setor de morangos no Brasil. Fundada há 39 anos no Cinturão Verde de Curitiba, a empresa evoluiu de uma distribuidora de defensivos, fertilizantes e sementes para se tornar referência nacional no fornecimento de mudas de morango, com atuação de norte a sul do país.

“Temos orgulho de dizer que fomos pioneiros em trazer para o Brasil as principais cultivares utilizadas nos últimos 25 anos, como é o caso da San Andreas, que hoje representa até 90% do plantio nacional. Introduzimos, difundimos e implementamos o conceito de colher morangos durante os 12 meses do ano, com cultivares de dia neutro, sempre orientando o produtor sobre manejo, fatores limitantes, desafios — e também os benefícios. Antes, o cultivo era sazonal, restrito a curtos períodos do ano, variando conforme as particularidades climáticas de cada região”, explica Henly Key Shimizu, sócio-proprietário do Grupo Bioagro.

No passado, o cultivo de morangos no Brasil era sazonal e a colheita ocorria por períodos curtos. As mudas eram eliminadas após a safra, exigindo novo plantio a cada ano. A Bioagro revolucionou esse cenário ao introduzir o conceito de cultivar por dois a três anos a mesma lavoura.
Hoje, essa prática se tornou realidade, fazendo do cultivo perene, aumentando significativamente a produtividade por planta e a viabilidade econômica para o produtor. Essas duas contribuições mudaram radicalmente o cultivo de morangos no país, exigindo inovações tecnológicas e novas estratégias de manejo para sustentar a longevidade das plantas no campo. A Bioagro acompanhou e participou ativamente dessa evolução ao longo dos últimos 37 anos.
Um legado de 1 bilhão de mudas
O número impressiona: já são mais de 1 bilhão de mudas entregues ao longo da trajetória da Bioagro. A empresa atende regiões com condições ambientais favoráveis ao cultivo de morangos, desde o Rio Grande do Sul até o Ceará, mantendo representantes regionais com atendimento técnico especializado. Essa presença garante proximidade com os produtores e suporte alinhado às realidades locais.
“Fazemos parte do time do morango. Estamos lado a lado com o produtor, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções específicas para cada fase e região”, destaca Kenji Willyan Shimizu, gerente estratégico da divisão de mudas de morango.
O que faz da Bioagro uma referência

Além do pioneirismo em cultivares e na transformação do modelo tradicional de cultivo, a Bioagro se destaca pela entrega técnica no campo e por oferecer um mix estratégico de tipos de muda, introduzindo janelas de plantio fora dos períodos convencionais e garantindo colheitas mais rentáveis:
- Mudas de tubete, para plantio em março e colheita precoce;
- Mudas de raiz nua fresca, ideais para plantio de inverno, com alta sanidade e vigor;
- Mudas frigo, com flexibilidade de plantio ao longo do ano e excelente desempenho em períodos estratégicos de mercado — como o plantio em outubro, que permite colheitas volumosas e de alta qualidade nos meses de abril, maio e junho, com continuidade ao longo do ano. Esses meses, inclusive, são o melhor momento de preços da fruta no mercado brasileiro, o que representa uma grande vantagem para o produtor.
“Nosso foco é gerar vantagem competitiva para o produtor. Com nossas soluções, ele consegue escapar das janelas de alta oferta e buscar melhores preços no mercado”, explica Kenji.

Hortitec: onde o futuro começa
Para a Bioagro, participar da Hortitec é muito mais do que marcar presença em uma feira — é estar conectada ao futuro da horticultura. “É uma vitrine nacional e internacional. O produtor que veio aqui queria saber quais serão as tendências do mercado nos próximos cinco, dez anos. E é isso que viemos mostrar”, reforça Kenji.

