Surto de gripe aviária no Brasil: um alerta para os sistemas alimentares globais

Evento fala sobre a necessidade urgente de transformar os sistemas alimentares.
Granjas avícolas afetadas pelo surto de gripe aviária no Brasil
Foto: Pixabay
Acompanhe tudo sobre Gripe aviária e muito mais!

O surto de gripe aviária no Brasil acendeu um sinal de alerta para a segurança dos sistemas alimentares globais. A organização internacional Sinergia Animal, que atua em países do Sul Global, faz um apelo urgente por reformas após o recente surto, que levou à suspensão temporária das exportações brasileiras de carne de frango para a União Europeia.

Confirmado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, o surto de gripe aviária no Brasil motivou medidas restritivas de países como China, Coreia do Sul e membros da UE, demonstrando o impacto imediato na cadeia de suprimentos e comércio global.

A necessidade de transformar os sistemas alimentares

“Este recente surto de gripe aviária no Brasil evidencia a necessidade urgente de transformarmos nossos sistemas alimentares e nos afastarmos da pecuária industrial”, afirma a Dra. Fernanda Vieira, diretora de Bem-Estar Animal e Pesquisa da Sinergia Animal.

A organização ressalta que surtos semelhantes também foram registrados nos maiores produtores avícolas do mundo, como Estados Unidos, México e Índia. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) tem alertado sobre o risco crescente de pandemias, como as causadas pela gripe aviária, destacando como a intensificação da agropecuária, especialmente a produção industrial de aves, cria condições propícias para a disseminação de doenças zoonóticas — aquelas que podem ser transmitidas de animais para humanos.

“Mesmo assim, os líderes mundiais parecem não estar suficientemente preocupados”, adverte Vieira, reforçando a gravidade do surto de gripe aviária no Brasil.

Risco de transmissão entre humanos

A Global Virus Network (GVN), uma rede de virologistas de mais de 40 países, publicou um alerta urgente na revista The Lancet Regional Health – Americas sobre o surto do vírus H5N1 na América do Norte. A entidade pede uma ação global rápida e coordenada, incluindo:

  • Fortalecimento do monitoramento de doenças
  • Aumento da biossegurança
  • Preparação para uma possível transmissão entre humanos

Segundo a Dra. Fernanda Vieira, o surto de gripe aviária no Brasil revela novamente as vulnerabilidades das práticas da agropecuária industrial: “Mais uma vez, a gripe aviária escancara a fragilidade do nosso sistema alimentar global”.

Ela destaca que é imprescindível adotar dietas mais baseadas em vegetais como estratégia eficaz para prevenir futuras zoonoses e proteger a saúde pública e a vida dos animais.

Ação global e sistemas sustentáveis

A Sinergia Animal lidera uma coalizão internacional com mais de 20 organizações ambientais e de justiça social: a Stop Financing Factory Farming (“Parem de Financiar a Pecuária Industrial”). A iniciativa pressiona bancos de desenvolvimento e governos a redirecionarem investimentos da pecuária industrial para sistemas alimentares mais sustentáveis e baseados em vegetais.

“O financiamento público e privado da pecuária industrial aumenta o risco de novos surtos zoonóticos, que podem evoluir para crises globais de saúde”, alerta Vieira. “Trata-se de uma ameaça significativa — e evitável — à saúde humana.”

Por isso, a organização reforça que o surto de gripe aviária no Brasil é um forte indicativo da necessidade de transitar para sistemas alimentares mais sustentáveis, vegetais e compassivos — pelo bem dos animais, da saúde pública e das futuras gerações.

Um apelo aos líderes e consumidores

A Sinergia Animal faz um apelo a formuladores de políticas públicas, instituições financeiras e consumidores para que priorizem investimentos em sistemas alimentares à base de vegetais — mais seguros, sustentáveis e éticos.

O surto de gripe aviária no Brasil serve, assim, como um alerta global sobre a necessidade urgente de transformar os sistemas alimentares e reduzir a dependência da pecuária industrial.

LEIA TAMBÉM:

Como fazer um projeto de apicultura: guia completo para iniciar sua produção de mel

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Estudo inédito mostra benefícios das concessões florestais

2

Reversão das taxas impostas sobre os cafés do Brasil pelos EUA

3

PHC apresenta tecnologia sustentável para ganho de produtividade no CEPA FARM MS

4

Saca de café do Cerrado Mineiro é vendida por R$ 200 mil e quebra recorde nacional

5

Tipos de pera: cultivo, características e potencial no Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Integração Lavoura-Pecuária - Crédito Equipe Cocamar Divulgação

Estratégias de ILPF para enfrentar extremos climáticos são tema do Dia de Campo ILPF 2025 em Iporã

Arquivo

UNICA defende início imediato da transição com combustíveis sustentáveis na COP30

plantação de Abacate Margarida

Abacate Margarida leva mais produtividade pra lavoura

Yuzu in Japan.citrus junos

Yuzu: você conhece esse limão?