
Karen Vanessa Vieira de Jesus
Engenheira agrônoma, produtora rural e proprietária da VeM Hidroponia
karen.jesus@ufam.edu.br
Diego Henriques Santos
Engenheiro agrônomo – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas
dh.agroengenharia@gmail.com
A alface americana necessita de alguns cuidados específicos, a começar pela escolha do substrato, que garante mudas saudáveis, sendo os mais indicados a espuma fenólica e a fibra de coco, ambos inertes.
O processo de germinação deve acontecer em ambiente controlado. Após a semeadura, a bandeja de germinação deve ser levada a um ambiente com temperatura controlada, na faixa de 18 a 22°C, ventilado e protegido de pragas, possibilitando assim uma excelente germinação.
A solução nutritiva inicial também é de extrema importância, bem como o transplante no período correto, quando as plantas alcançarem entre 10 e 15 cm de altura, ou cerca de três a quatro folhas verdadeiras.
O transplante, tanto precoce, como tardio pode estressar as mudas, e com isso afetar seu correto desenvolvimento. O controle da umidade também é um passo importante para as mudas, que devem ser mantidas úmidas, mas não encharcadas, pois pode prejudicar a oxigenação das raízes e criar um ambiente favorável para pragas e doenças.
O outro lado
A prevenção de doenças, por sua vez, ocorre por meio do monitoramento regular das mudas, identificando sinais iniciais das diversas doenças, como por exemplo a podridão radicular ou o tombamento, além de auxiliar na identificação de pragas, como lagartas, mosca minadora entre outras.
Um ambiente sempre limpo e bem ventilado ajuda a reduzir a incidência de fungos, bactérias e pragas. Já a iluminação adequada afeta o crescimento das mudas, que precisam de cerca de 12 a 16 horas de luz por dia.
As lâmpadas de cultivo auxiliam na complementação de luz quando necessário. Mas, atenção, pois luz em excesso também gera estresses nas mudas. Todos esses cuidados garantem mudas saudáveis e bem enraizadas para o sistema hidropônico, proporcionando, assim, o melhor rendimento e produção de qualidade.
Nutrientes essenciais
A alface americana no cultivo hidropônico exige uma nutrição equilibrada, o que garante um desenvolvimento saudável e uma colheita de qualidade. A solução nutritiva hidropônica deve fornecer todos os macros e micronutrientes necessários, sempre ajustada conforme a necessidade das plantas em cada fase.
Para garantir o fornecimento equilibrado durante todo o ciclo, deve-se monitorar a solução nutritiva, a começar com o ajuste do pH, que para ser ideal para o cultivo da alface americana deve estar entre 5,5 e 6,5.
Quando o pH está fora dessa faixa, ele pode reduzir a disponibilidade dos nutrientes ou até torná-los indisponíveis na solução. Assim, o monitoramento regular e os ajustes do pH são essenciais para o desenvolvimento adequado das plantas.

Condutividade elétrica ideal
Já a condutividade elétrica mede a concentração de sais (nutrientes) na solução. A faixa ideal depende do estágio de desenvolvimento das plantas, com concentrações menores nos primeiros dias de cultivo, aumentando conforme a planta se desenvolve.
Durante o ciclo, ocorre a reposição da água, completando o nível do reservatório, em seguida é medida a condutividade elétrica, verificando assim a necessidade ou não de reposição de nutrientes.
Solução nutritiva
A troca da solução nutritiva é sempre indicada ao final de cada ciclo, mas caso ocorra acúmulo de resíduos, ela deve acontecer antes do final do ciclo. Deve-se realizar ajustes nutricionais para cada fase da cultura.
1 – Na fase inicial – Utiliza-se uma solução mais diluída (cerca de 25 – 30% da solução padrão), evitando assim o excesso de nutrientes.
2 – Na fase de crescimento vegetativo – (após a formação de 3,0 – 4,0 folhas verdadeiras), eleva-se a concentração para promover o crescimento foliar, principalmente o nitrogênio.
3 – Na fase pré-colheita – Reduz-se os níveis de nitrogênio, evitando o acúmulo de nitrato nas folhas, mantendo níveis adequados de potássio e cálcio para melhor qualidade e sabor. Tais práticas garantem uma nutrição balanceada durante todo o ciclo, o que resulta em alfaces americanas bem desenvolvidas, crocantes e de boa qualidade.