Práticas de economia circular estão presentes em 85% da indústria nacional

Uso eficiente de recursos naturais e práticas sustentáveis vêm ganhando cada vez mais força na cadeia produtiva brasileira
Acompanhe tudo sobre economia circular, Indústria e muito mais!
Campo Limpo é case global de economia circular e já produziu mais de 100 milhões de embalagens recicladas para defensivos agrícolas / Divulgação

Dados levantados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Centro de Pesquisa em Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP) apontam que 85% da indústria brasileira já faz uso de práticas diárias relacionadas à economia circular. Com a criação da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC), no ano passado, e principalmente, com a disseminação de ações específicas voltadas ao tema, por parte da indústria, o Brasil vem se consolidando como um importante player mundial quando o assunto é economia circular.

As iniciativas mais praticadas, entre as indústrias que adotam a economia circular são a promoção de programas de sustentabilidade e a realização de práticas que aumentam a efetividade dos processos. A reciclagem, cada vez mais comum, é atualmente adotada em três a cada dez empresas. “De uma maneira geral, com a economia circular, promovemos redução da extração de recursos naturais, maior longevidade dos produtos e, no final da vida útil desses produtos, a reciclagem de matérias-primas. Esses são os pontos principais que sustentam o conceito de economia circular”, explica Marcelo Okamura, presidente da Campo Limpo, empresa que produz embalagens recicladas de defensivos agrícolas.

Ainda segundo Okamura, a ideia é dar vida nova a um objeto que a princípio iria para o lixo. “Por que simplesmente descartar algo se podemos utilizar esse item como matéria-prima para a produção de um novo produto?”, questiona.

Case mundial que tem origem no Brasil, a Campo Limpo, situada em Taubaté (SP), é pioneira na produção de embalagens recicladas para defensivos agrícolas. A empresa tem hoje capacidade de produzir até 18 milhões de embalagens recicladas por ano, já tendo produzido desde sua fundação, em 2008, mais de 100 milhões de unidades.

“Os ganhos para o meio ambiente são incontáveis. No Brasil, desde 2002, já retiramos do meio ambiente mais de 800 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas. E já evitamos a emissão de 1,05 milhão de toneladas de CO2 equivalente na atmosfera”, afirma Okamura.

Por conta da legislação federal, o agricultor brasileiro é obrigado a devolver a embalagem vazia de defensivo agrícola (após o uso) a uma unidade de recebimento do Sistema Campo Limpo.
O próximo passo é encaminhar a embalagem vazia para uma recicladora parceira do Sistema Campo Limpo. “A Campo Limpo é quem realiza o processo de reciclagem de embalagens vazias de defensivos agrícolas, utilizando a resina reciclada e transformando, com exclusividade, em uma nova embalagem”, conclui Okamura.

Economia circular no mundo

A Coreia do Sul promove o uso de plásticos biodegradáveis e designs ecológicos que facilitam a reutilização e a reprodução, por meio do K-Circular Economy. Nas Maldivas, a proibição de plásticos de uso único e parcerias com a indústria visam preservar os oceanos. A Arábia Saudita, por sua vez, implementa o Programa de Economia Circular de Carbono, que aborda tanto os resíduos materiais quanto as emissões.

No Canadá, iniciativas como o “Direito ao Reparo” estendem a vida útil de produtos, como eletrodomésticos, em vez de incentivar a compra de novos.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Crédito rural 2025: o que muda com o novo Plano Safra

2

Drones na pulverização: eficiência, economia e segurança para o produtor

3

ReSolu chega a 85 mil hectares cadastrados em cinco estados brasileiros

4

Concept Plus: maior programa mundial de eficiência reprodutiva em vacas de corte

5

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7%no primeiro quadrimestre de 2025

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais