Evento discute descarbonização da Amazônia Legal e papel estratégico do setor nuclear

Esse é só um dos destaques do NT2E 2025, que reunirá autoridades políticas, lideranças internacionais e especialistas para debater o futuro da energia, inovação e sustentabilidade no Brasil

Publicado em 30 de abril de 2025 às 09h18

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 17h00

Acompanhe tudo sobre Amazônia Legal, descarbonização, Meio ambiente, setor nuclear, Sustentabilidade e muito mais!

O Rio de Janeiro recebe de 20 a 22 de maio o NT2E 2025, maior evento de negócios e tecnologia do setor nuclear brasileiro, que irá integrar temas de inovação, tecnologia e sustentabilidade. Organizado pela ABDAN, o evento, em formato de feira, reunirá os principais players do mercado para apresentar novidades, discutir desafios e explorar oportunidades em diversos setores.

Um dos assuntos a serem debatidos será a “Descarbonização da Amazônia Legal”, que reunirá em um painel grandes nomes da política, da indústria e do setor energético para discutir soluções sustentáveis para a região. A mesa contará com Leonam Guimarães (ABDAN), Raul Jungmann (IBRAM), Mário Menel (FASE), Patrícia Nunes (EPE) e o deputado federal Arnaldo Jardim (Câmara dos Deputados). Juntos, eles debaterão como tecnologias nucleares podem ser aliadas na transição energética e no combate ao desmatamento, ao mesmo tempo em que garantem segurança energética e desenvolvimento para os estados da Amazônia Legal.

A discussão ganha relevância diante da pressão global para redução de emissões de carbono, especialmente em regiões ambientalmente sensíveis. “Descarbonizar a Amazônia não é apenas preservar florestas, mas garantir energia limpa e estável para a população local e para a expansão econômica da região. É nesse contexto que a energia nuclear pode contribuir com segurança e sustentabilidade”, afirmou Leonam Guimarães, diretor técnico da ABDAN.

A NT2E 2025 trará ainda uma série de painéis sobre transição energética, inteligência artificial, novos modelos regulatórios e o futuro da medicina nuclear. Além da feira de negócios, o evento reunirá autoridades do MME, MCTI e lideranças internacionais como Rafael Grossi (diretor-geral da AIEA), Maria Korsnick (presidente do NEI) e Rita Baranwal (Westinghouse). A programação inclui também o lançamento do Hackapower 2025 — hackathon de inovação voltado à aplicação da tecnologia nuclear em áreas como sustentabilidade, alimentos e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

2

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

3

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

4

Panorama da produção de framboesa

5

Estufas para folhosas: proteção e qualidade o ano todo

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Visitantes circulam entre estandes da Fenasucro & Agrocana em Sertãozinho

Fenasucro & Agrocana 2025 abre credenciamento gratuito para visitantes

Laranja-1-1

Safra de laranja 2025/26 em SP e MG é estimada em 314,6 milhões de caixas

Foto: Eudes Cardoso

Embrapa e Ufersa disponibilizam cultivar de porta-enxerto de maracujá resistente à fusariose