Termotécnica amplia soluções DaColheita com novas embalagens para morango

Publicado em 23 de abril de 2025 às 14h47

Última atualização em 23 de abril de 2025 às 14h47

Acompanhe tudo sobre o agronegócio no Brasil e muito mais!

A safra de morangos tem crescido e com a adoção de novos sistemas de produção e tecnologias no pós-colheita, a rentabilidade da cultura também vem aumentando. Minas Gerais e São Paulo lideram este mercado, representando cerca de 66% da produção nacional, segundo dados da Embrapa e da Cepea/Esalq/USP, mas o cultivo do morango vem crescendo também em outras regiões, como o Sul do país.

Referência em soluções de embalagens para o agronegócio, a Termotécnica expande as soluções de conservadoras DaColheita com uma linha completa especialmente para atender os produtores de morango. Seja em bandejas para frutas de vários tamanhos, como os morangos “fondue”, convencional ou no embalagem que utilizam flow pack como embalamento primário, a tecnologia DaColheita, patenteada da Termotécnica, proporciona a ampliação do shelf-life dos produtos acondicionados.

Agregação de valor com a DaColheita da Termotécnica + flow pack da Frutas AP

A nova embalagem DaColheita para morangos, combinada com a tecnologia de atmosfera modificada passiva onde utiliza filme com microfuros a laser e embalados em flow pack, que promove a atmosfera modificada passiva, garante o transporte e armazenamento dessa fruta sensível, resultando em maior qualidade e shelf-life prolongado. Tiago Crispim, diretor comercial da Frutas AP Matriz, destaca: “Produzimos morangos de alta qualidade há mais de 25 anos e estamos muito satisfeitos com os benefícios dessa nova solução. A combinação das conservadoras DaColheita com a tecnologia de atmosfera modificada passiva em flow pack cria uma solução perfeita, oferecendo dupla proteção e garantindo maior durabilidade e frescor para os nossos produtos, além de reduzir perdas no transporte. Percebemos ganhos expressivos na qualidade do produto desde o pós-colheita até o ponto de venda e, dali, para o consumidor final”, explica ele.

Atestadas pelos clientes, as conservadoras em EPS, mais conhecido como isopor*, ajudam a manter o frio, prolongam a vida útil dos morangos e reduzem o desperdício, minimizando perdas por danos durante o transporte. Por serem feitas de EPS, também absorvem impactos na logística, preservando a integridade do produto. As conservadoras DaColheita contam com áreas ventiladas que ajudam no resfriamento rápido durante todo o transporte e armazenamento. O resultado é uma fruta mais fresca, e com menor perda de vitaminas e umidade, garantindo que o consumidor receba um produto fresco de alta qualidade. O EPS por ser extremamente leve também tem a vantagem de reduzir o peso no transporte e a consequente redução nas emissões de CO2.

De acordo com Tiago Crispim, a sustentabilidade é outro benefício dessas caixas em EPS, que são 100% recicláveis, reduzindo o impacto do descarte no meio ambiente. As embalagens DaColheita refletem o compromisso da Termotécnica com a sustentabilidade. Além da reciclabilidade, essas soluções contribuem para a redução do desperdício na cadeia de distribuição e consumo, ampliando o shelf-life dos morangos em até 30%. O menor peso das embalagens também ajuda a reduzir a pegada de carbono, diminuindo o consumo de combustível no transporte.

Benefícios para toda a cadeia de distribuição

A solução DaColheita agrega valor para produtores, distribuidores e consumidores finais. Para os produtores, significa menor devolução de lotes fora do padrão e a possibilidade de atender mercados mais distantes. Para os varejistas, representa frutas mais frescas por mais tempo nas gôndolas, associando suas marcas à alta qualidade.

Saiba mais sobre a reciclagem do EPS

Além de proteger os produtos, a Termotécnica reforça seu compromisso com o meio ambiente, oferecendo soluções práticas para o descarte e a reciclagem das embalagens de EPS. Desde 2007 a Termotécnica vem sendo reconhecida no Brasil e no mundo por sua contribuição para dar nova vida às embalagens pós-consumo de EPS. Neste período, a empresa já recuperou e reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS – o que equivale a uma área de mais de 10 estádios do Maracanã. 

Ao optar pelo descarte correto das embalagens de EPS, clientes e  consumidores finais não apenas contribuem para a preservação ambiental, mas também participam de um ciclo sustentável, em que o material é reutilizado pela Termotécnica para produzir novos itens: é a economia circular acontecendo na prática.

Para facilitar o descarte e a reciclagem no pós-uso, a Termotécnica disponibiliza o portal soureciclavel.com.br, onde é possível localizar os pontos de coleta mais próximos e ajudar na transformação do EPS/Isopor* em novos produtos.

Fotos usadas nessa matéria: Divulgação

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Connection Terroirs do Brasil 2025 destaca produtos com Indicação Geográfica

2

Alface roxa: benefícios, cultivo e mercado dessa folhosa atrativa

3

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

4

Controle biológico de pragas agrícolas: sustentabilidade e eficiência no campo

5

Transporte e armazenagem de frutas: desafios e soluções no Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Evento Connection Terroirs do Brasil 2025

Connection Terroirs do Brasil 2025 destaca produtos com Indicação Geográfica

Folhas de alface roxa com coloração intensa e textura crocante

Alface roxa: benefícios, cultivo e mercado dessa folhosa atrativa

Predadores naturais no controle biológico de pragas agrícolas

Controle biológico de pragas agrícolas: sustentabilidade e eficiência no campo

Foto: Shutterstock

Transporte e armazenagem de frutas: desafios e soluções no Brasil