Liolifização: alternativa para manter a viabilidade dos microorganismos

Bacillus subtilis, gram-positive bacteria, non-pathogenic for humans, used as fungicides on plants and in biotechnology for antibiotic production. 3D illustration
Acompanhe tudo sobre Liolifização e muito mais!

Tatianne Alves
Doutoranda em Fitotecnia e Coordenadora Técnica – Alltech Crop Science

Os microorganismos oferecem benefícios substanciais para a agricultura. No solo, eles estabelecem uma relação simbiótica com as raízes das plantas, proporcionando inúmeros benefícios ao distante.

A liofilização é uma técnica que tem se mostrado eficaz para preservar a viabilidade de microorganismos, pois utiliza métodos de congelamento-desidratação, sob configurações de vácuo, para remover a água e outros compostos do produto, por meio do congelamento.

Com isso, os microorganismos ficam em estado de latência, preservando suas funções e permitindo a realização de estudos e aplicações futuras.

As liofilizações liofiliza-se constituíram como um recurso poderoso e, que é vantajoso, garantindo que a concentração permaneça na faixa desejada, permitindo a fabricação de um produto que se manterá bem armazenado.

Condições que têm a limitação de manter a umidade, possibilitando um shelf life (tempo de prateleira), ou seja, dos produtos por um maior intervalo de tempo.

Produtos liofilizados podem sofrer interferências da temperatura, principalmente quando são formulados à base de endósporos, pois estes, permanecem que as células bacterianas sobrevivem em condições adversas.

Atualmente, existem mais de 90 produtos biológicos registrados no Brasil, sendo a maior parte de bactérias. Dentre eles, Bacillus é o principal gênero presente na formulação desses produtos.

Contudo, apesar de inúmeras possíveis divergências por estados, é possível mostrar benefícios que agregados por ações às conseqüências da manutenção da viabilidade e melhor desempenho do produto a campo.

Liofilização é uma das principais técnicas que auxilia na manutenção da viabilidade de microrganismos, pois utiliza métodos de congelamento e desidratação associados, sob condições de vácuo, para remover a água e outros compostos do produto, por meio do processo de sublimação.

Com essa técnica, as células dos microrganismos ficam em estado de latência, preservando a sua integridade, e logo após a reidratação tornam-se fisiologicamente ativadas.

Os produtos liofilizados são comercializados na forma de pó e, quando entram em contato com a água, são facilmente dissolvidos, facilitando sua aplicação. Além disso, essa tecnologia garante que a concentração presente nas garantias do produto será mantida da fabricação ao seu uso no campo, assegurando ao produtor qualidade, viabilidade e segurança.

Como as células dos microrganismos encontram-se em estado latente, seu metabolismo também é reduzido, possibilitando um maior shelf life (tempo de prateleira), ou seja, permitindo ao produtor o uso desses produtos por um maior intervalo de tempo.

Produtos liofilizados sofrem menor interferência da temperatura, principalmente quando são formulados à base de endósporos, pois essa estrutura permite que as células bacterianas tolerem temperaturas de até 60°C, não necessitando de refrigeração durante o transporte e armazenamento.

Garantia da viabilidade do microrganismo

Para o produtor, o uso de produtos liofilizados traz a vantagem da garantia da viabilidade do microrganismo, redução de custos com refrigeradores, facilidade durante o transporte e armazenamento e maior vida de prateleira do produto, quando associado.

Em contrapartida, o uso de produtos líquidos pode trazer algumas limitações, como a necessidade de refrigeração, menor shelf life, perda da viabilidade ao longo do transporte e armazenamento e, consequentemente, menor concentração de microrganismos ativos no momento da aplicação no solo.

Por isso, quando se trata de produtos biológicos, é importante se atentar para as características na formulação do produto, não apenas a concentração e/ou a cepa utilizada.

Isso porque a associação de técnicas traz maior segurança ao produtor, garantindo a manutenção e viabilidade dos microrganismos, para que consigam desempenhar com êxito suas funções no sistema solo/planta.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

2

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

3

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

4

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

5

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

máquina solo

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

Leonardo Brusantin, gerente da cultura de cana-de-açúcar da FMC

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Minerva Solidário

Minerva Foods e ABANORTE fortalecem fruticultura familiar e valorizam o selo 100% Nortineiro em Janaúba-MG