Translocação de fungicidas: o que você precisa saber

Publicado em 16 de outubro de 2024 às 09h37

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 15h59

Acompanhe tudo sobre Fungicidas, pesquisas, Soja e muito mais!
Crédito Depositphotos

Um dos destaques no portfólio da Satis, o Fulland tem entre suas principais indicações estimular a produção de substâncias de autodefesa das plantas.

Porém, a partir de uma série de pesquisas realizadas em campo, acaba de ser comprovada essa função em benefício da lavoura. Quando usado na calda de aplicação, o produto também favorece a translocação de fungicidas levando à concentração de ativos no terço inferior da soja.

Com isso, combate o chamado “efeito guarda-chuva”, situação quando a pulverização não consegue atingir justamente a parte inferior da planta. Esta ação foi comprovada em tese de doutorado de alunos do programa de pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a partir da análise de estudos em campo.

A pesquisa

Os pesquisadores Jefferson Lima, João da Cunha e Manoel Batista avaliaram o efeito do Fulland na calda de aplicação associado ao manejo químico para garantir a presença de ativos no terço inferior não pulverizado da soja. O principal resultado do estudo, realizado durante duas safras de soja (2022/2023 e 2023/2024), comparou a ação de três fungicidas, entre eles um que é referência no combate à ferrugem asiática, aplicando os produtos apenas na parte de cima das plantas e isolando a de baixo, que representa 33.7% da produtividade. Para a comparação, a mesma prática foi replicada em outras plantas, mas desta vez adicionando o Fulland à calda de pulverização.

O gerente de Inovação da Satis, Fabricio Porto, explica que com a translocação de forma equilibrada e sem causar fitotoxidez, fazendo a deposição de parte dos ativos no terço médio e no baixeiro das plantas, será possível alcançar um melhor controle das doenças nas partes inferiores e que não conseguiam ser protegidas por causa do efeito guarda-chuva. “Dessa forma, se poderá melhorar a epidemiologia, a sanidade da parte inferior das plantas e isso, consequentemente, acarretará em índices melhores de produtividades no final do ciclo”, complementa.

Os testes foram promovidos no Campo Experimental da Satis, em Araxá (MG). Na sequência, as plantas foram enviadas para análise de cromatografia líquida de alta performance para  NUPAM (Núcleo de pesquisas avançadas em matologia) da Unesp em Botucatu (SP). A metodologia detectou e quantificou a translocação de alguns ingredientes ativos fungicidas de partes pulverizadas para partes protegidas das pulverizações (simulando um efeito guarda chuva). Foi constatad que, sem o Fulland na calda, a translocação de fungicidas foi muito baixa na parte inferior. No entanto, com a adição do produto, a concentração foi superior em 6.6 vezes, comprovando que a solução da Satis tem capacidade para agir não só na proteção, mas também no aumento de produção, favorecendo a translocação e a absorção. Conforme o estudo, esse efeito ainda proporcionou incrementos de produtividade aos manejos entre 3 e 24%.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Crédito rural 2025: o que muda com o novo Plano Safra

2

Drones na pulverização: eficiência, economia e segurança para o produtor

3

ReSolu chega a 85 mil hectares cadastrados em cinco estados brasileiros

4

Concept Plus: maior programa mundial de eficiência reprodutiva em vacas de corte

5

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7%no primeiro quadrimestre de 2025

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

Infestação de nematoides nas raízes da soja em lavoura no Mato Grosso

Nematoides na soja em MT: avanço da raça 4+ preocupa e exige manejo urgente

Arquivo

Congresso Brasileiro de Soja 2025 debaterá 100 anos de soja no Brasil vislumbrando o amanhã