Nematoides em soja: tratamento de sementes ou sulco de plantio?

Mais de 100 espécies de nematoides, envolvendo cerca de 50 gêneros, foram associadas a cultivos de soja em todo o mundo. No Brasil, os nematoides mais prejudiciais à cultura têm sido os formadores de galhas (Meloidogyne spp.), o de cisto (Heterodera glycines), o das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) e o reniforme (Rotylenculus reniformis).
Acompanhe tudo sobre nematoides, Soja, Sulco de plantio, Tratamento de sementes e muito mais!

Ferdinando Marcos Lima Silva
Sergio Luiz de Almeida
Engenheiros agrônomos – Plant Health Care

Os nematoides causam prejuízos significativos em soja, com perdas estimadas de uma a cada 10 safras em todo o país. Em busca de uma diminuição desses parasitas no solo e a minimização de perdas de produtividade, estratégias de manejo devem ser empregadas por agricultores, como: uso de nematicidas químicos e biológicos, plantas resistentes ou tolerantes, rotação de culturas e compostos orgânicos.

Nematicidas são normalmente incluídos no tratamento de sementes, para que estes possam desempenhar seu papel de proteção da soja desde o início de seu ciclo. Todavia, devido ao excesso de produtos competindo para serem usados nesta modalidade de aplicação e a limitação de alguns bionematicidas que sofrem interferência quando misturados a outros produtos químicos, como fungicidas, inseticidas e micronutrientes, o tratamento de sementes no sulco de semeadura ou plantio tem se tornado uma prática alternativa bastante utilizada.

Esta alternativa tem demonstrado boa eficiência de aplicação, garantindo boa performance dos produtos aplicados, havendo um aumento da oferta de equipamentos por diversos fabricantes e ganhos quantitativos e qualitativos da operação.

Ferramentas

Dentre as novas ferramentas para o manejo de nematoides, Teikko™, recém-lançado pela Plant Health Care (PHC), vem se destacando por ser um nematicida à base de peptídeos. Ele apresenta uma série de vantagens sobre os bionematicidas em soja, já que não sofre interferência ou interfere com outros produtos, sejam estes químicos, biológicos ou fertilizantes utilizados em tratamento de sementes e apresenta eficácia consistente mesmo em condições adversas de solo ou estresses climáticos de temperatura e umidade.

Para avaliar a eficiência de Teikko™ nestas diferentes modalidades de aplicação, a PHC conduziu, com pesquisadores independentes, ensaios de pesquisa em diferentes regiões produtoras de soja em Iracemápolis-SP (Plantec), Uberlândia-MG (Juliagro), Rio Verde-GO (AgroCarregal) e Formosa-GO (Staphyt), nesta última safra.

Os resultados demonstraram que Teikko™, aplicado em sulco de plantio na dose de 90 µg/semente (ao redor de 48 g/100 kg de sementes, dependendo do PMS), apresentou um nível de eficiência semelhante ao da dose de 60 ug/semente (ao redor de 32 g/100 kg de sementes, dependendo do PMS), aplicada em tratamento de sementes (dose comercial).

Em ambos os casos, Teikko™ apresentou incrementos de produtividade acima de 6,0 sacos de soja/ha em relação à testemunha sem tratamento, indicando que para a aplicação em sulco de plantio, assim como ocorre para outros produtos biológicos, é necessário utilizar uma dose superior à utilizada no tratamento de sementes.

Ambas as estratégias demonstraram ser eficientes no manejo de nematoides, e a escolha irá depender das condições e implementos disponíveis para o tratamento da semente ou aplicação no sulco de plantio e das preferências do agricultor.

O importante é adotar práticas sustentáveis e eficientes para proteger a lavoura e maximizar a produção.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Grupo Santa Clara lança bionematicida com combinação exclusiva de bacilos para combater nematoides em cana-de-açúcar

2

PI AgSciences estreia no PA SUMMIT 2026 – 13º DIA DE CAMPO, em Mato Grosso

3

Governo de SP inicia etapa decisiva para ingresso de 37 novos pesquisadores científicos do agro

4

“A força de nossas raízes” é tema da Agrishow 2026

5

Microesferas com cascas de jabuticaba e pequi da Unicamp aumentam a estabilidade de probióticos

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Centro de Pesquisa do Grupo Santa Clara

Grupo Santa Clara lança bionematicida com combinação exclusiva de bacilos para combater nematoides em cana-de-açúcar

Divulgação

PI AgSciences estreia no PA SUMMIT 2026 – 13º DIA DE CAMPO, em Mato Grosso

Divisão de pesquisa e desenvolvimento de solos e pesquisas de fertilizantes IAC. Campinas-SP. Foto: Gilberto Marques/SAA

Governo de SP inicia etapa decisiva para ingresso de 37 novos pesquisadores científicos do agro

Câmara de captura de emissão de óxido nitroso por lavoura de feijão em sistema ILP. Foto: Márcia Thaís

Fixação Biológica de Nitrogênio reduz em 50% a emissão de óxido nitroso em lavoura de feijão no Cerrado