Festival de Aves de Porto Seguro chega a 2024 na sua quarta edição

O evento é uma realização da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel em parceria com outras Unidades de Conservação da Mata Atlântica da região, a Prefeitura de Porto Seguro e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e tem como objetivo destacar a importância da região para a observação de aves, mas também sobre a necessidade de proteção do meio ambiente.
Acompanhe tudo sobre Bahia, Festival de Aves Porto Seguro e muito mais!
Foto: Pixabay

Pela quarta vez, o Centro Histórico de Porto Seguro, no Sul da Bahia, será o cenário para a edição do Festival de Aves de 2024. O evento, que é gratuito e aberto ao público, está programado para os dias 29, 30 e 31 de agosto de 2024 e trará uma programação para pessoas de todas as idades. Haverá oficinas, atividades educativas, exposições, palestras com especialistas e a atrativa observação de aves ao ar livre.

O festival tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação da natureza, utilizando como principal atrativo a observação de aves na natureza, uma atividade que tem crescido nos últimos anos e vem se tornando uma tendência no turismo ambiental.

“Nossa região abriga diversas espécies de aves, incluindo algumas raras e endêmicas, ou seja, que existem apenas aqui na Costa do Descobrimento. Por essa razão, organizar um festival voltado para a educação ambiental, com ênfase na observação de aves, é uma maneira crucial de conscientizar tanto a comunidade local quanto os turistas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da nossa região”, destaca Regina Damascena, analista ambiental da Veracel e organizadora do evento.

O festival é uma realização da RPPN Estação Veracel, em parceria com a RPPN Rio do Brasil, o Parque Nacional do Pau Brasil, o Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades, a Universidade Federal do Sul da Bahia e conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Este ano se juntaram para a realização do evento outras três Unidades de Conservação do território, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, o Parque Nacional do Descobrimento e o Parque Nacional do Alto Cariri.

Reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, a RPPN Estação Veracel é considerada uma área-chave para conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido que atua na proteção de aves e da natureza.

Na área da Estação Veracel já foram registradas mais de 260 espécies de aves e muitos observadores de aves visitam a RPPN todos os anos com esse propósito. Além disto, 18 publicações científicas nacionais e internacionais relacionadas à avifauna na RPPN Estação Veracel já foram publicadas.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Fungos deverão ser importante fonte de proteína no futuro

2

EMCO CAL firma aliança exclusiva com a Berry Plasma para levar ao mundo suas variedades de morango

3

Jiffy e o cultivo de ornamentais: múltiplas soluções para diferentes necessidades

4

AgroFresh Xperience: aponta tendências globais para uva de mesa

5

Cargill e CCarbon/USP firmam parceria para pesquisar plantas de cobertura em sistemas de produção de grãos

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Imagem de arquivo da edição de 2024

Iagro 2025 discutirá uso inteligente de dados e IA no agronegócio

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Congresso Andav

Congresso Andav debate o papel do agro na COP30

Agricultura sustentável

Agricultura regenerativa - O volver das cinzas