ANPII lança Programa Interlaboratorial para a indústria de Inoculantes Biológicos

Para atender à legislação do MAPA que exige que empresas se integrem a um programa interlaboratorial para o controle de qualidade.
Acompanhe tudo sobre ANPII, Biológicos e muito mais!

A Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) lançou, no mês de maio, o Programa Interlaboratorial para Inoculantes Biológicos.

O intuito é atender à legislação do Ministério da Agricultura (MAPA), que exige que as empresas do setor de inoculantes biológicos integrem um programa que organize, realize e avalie análises de produtos ou materiais idênticos em pelo menos dois laboratórios diferentes, sob condições pré-determinadas, a fim de garantir uma boa aferição da qualidade dos produtos.

Com isso, há a melhoria da qualidade dos inoculantes biológicos oferecidos ao mercado, com maior eficiência nas lavouras de diferentes cultivos.

Foco

O programa, que se baseia nas exigências da legislação brasileira para inoculantes biológicos (Decreto Nº 4.954, de 14 de Janeiro de 2004, e na Instrução Normativa Nº 53, de 23 de Outubro de 2013, alterada pela IN MAPA nº 03 de 15 de janeiro de 2020), tem como objetivo principal realizar uma avaliação imparcial sobre a assertividade das empresas quanto às análises de concentração, pureza e identidade das cepas de microrganismos presentes nos inoculantes enviados, o que inclui análises químicas, físicas e biológicas que devem ser realizadas em laboratórios credenciados pelo MAPA.

Essas medidas visam assegurar a qualidade dos inoculantes, evitando qualquer contaminação que possa prejudicar as lavouras e resultar em multas ou descarte dos produtos.

“O intuito do programa na ANPII é a avaliação dos resultados dos laboratórios de controle de qualidade, bem como criação e treinamento das associadas quanto à padronização das metodologias de análise, garantindo eficiência nos processos de controle de qualidade das indústrias de inoculantes. E, embora a legislação exija, ainda é preciso a ampliação da oferta de programas interlaboratoriais específicos para controle de qualidade de inoculantes biológicos para atender adequadamente às altas demandas do setor”, explica Larissa Simon, Assessora Executiva da ANPII.

Sendo assim, a ANPII irá oferecer, tanto para associados quanto para não associados, a possibilidade de participar do Programa Interlaboratorial, que irá certificar os laboratórios das empresas de inoculantes biológicos junto ao MAPA.

Como funciona

O programa, com uma coordenação e estrutura independentes das empresas, realiza análises cruzadas entre os diferentes laboratórios (mesmas amostras são analisadas por todos os integrantes e os resultados e desvios são utilizados como ponto de discussão, avaliação e melhoria das análises), além de correlações estatísticas, treinamentos e discussões para a melhoria contínua dos métodos e processos analíticos utilizados pela indústria.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Campanha Arroz Combina valoriza o consumo do arroz brasileiro

2

Cartilha Mata Atlântica orienta produção rural sustentável

3

Enapecan 2025 debate inovação e sustentabilidade da pecanicultura

4

Plantas que causam alergia: saiba quais evitar em casa

5

Feriados de novembro de 2025: o que muda no campo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Banner da campanha Arroz Combina mostra pratos variados com arroz brasileiro.

Campanha Arroz Combina valoriza o consumo do arroz brasileiro

Cartilha da Mata Atlântica com mudas nativas ao fundo.

Cartilha Mata Atlântica orienta produção rural sustentável

Pomar de noz-pecã em Cachoeira do Sul durante o Enapecan 2025

Enapecan 2025 debate inovação e sustentabilidade da pecanicultura

Planta caseira

Plantas que causam alergia: saiba quais evitar em casa