Tendência asset light: saiba quando o aluguel de máquinas agrícolas é considerado vantajoso

Modalidade de locação pode gerar economia de até 40% na atividade
Acompanhe tudo sobre asset light, Máquinas agrícolas e muito mais!
Divulgação

O aluguel de maquinários agrícolas tem ganhado espaço no setor, e tem otimizado o trabalho no campo de muitos produtores, estima-se que uma empresa de locação já tenha  colhido ou plantado  mais de 100 mil hectares nas regiões atendidas. A Rental, empresa de locação de maquinários, tem ofertado a modalidade de negócio denominada como “Asset light”, que na tradução significa “luz de ativos”, tem como principal definição locar ou terceirizar equipamentos, evitando investimentos iniciais substanciais. Isso permite que o capital seja direcionado para outras áreas estratégicas do negócio, como inovação e expansão, além de possibilitar a atualização constante dos equipamentos sem os encargos de depreciação. Ao alugar um equipamentos a manutenção já é inclusa, com a frota mais moderna os gastos com insumos e combustíveis são  investimento que pesa a gestão da propriedade, além disso dispõe de atendimento especializado com a equipe de campo da empresa locadora. Com a redução desses gastos, o produtor pode chegar até 40% de economia.

Qual o diferencial?

Já é possível encontrar produtores que obtiveram 13% a mais de produtividade em sua propriedade com o serviço de locação, em um comparativo com a frota própria.

Entre as inúmeras vantagens do “Asset Light”, está a redução de custos, sendo que ter um maquinário próprio demanda grande investimento, além de arcar com manutenção, seguro e demais necessidades. Além disso, conta com CIA – Centro de Integração Agronômica, que permite monitoramento das atividades em tempo real, permitindo decisões mais assertivas. 

Como funciona?

A forma de arrendamento é totalmente planejada com o produtor que define a janela de operação, tempo de uso do maquinário, contando com técnico qualificado e mecânico quando necessário, entre demais serviços. Outra possibilidade é ser beneficiado com a tecnologia do Operations Center, embarcada nas frotas John Deere que possibilita o monitoramento de todas as atividades realizadas pela máquina no campo, assim podendo antecipar ajustes, manutenção ou troca de peças.  

Demais vantagens:

Ao optar pela locação o cliente poderá contar com a máquina mais moderna e de maior tecnologia para a atividade. Consegue utilizar por um curto ou longo período de tempo, e ainda pode optar por comprar a máquina caso seja de seu interesse.

Os clientes conseguem reduzir despesas por não necessitar de um ativo na fazenda, evitando gastos e sofrendo perdas devido a depreciação do veículo.

No quesito operações, outra possibilidade, aderindo a locação de máquinas, o operador da empresa irá acompanhar o período de utilização da máquina. O que possibilita a troca de informações entre demais funcionários da fazenda. Com um profissional qualificado e com conhecimentos tecnológicos, a possibilidade de ofertar aprendizado na prática é uma opção aos interessados.

De acordo com Carlos Martinatti, diretor comercial da RZK Rental,  o sistema “Asset Light” é uma tendência global que vem ganhando adeptos mais jovens. “Jovens estão vindo e percebem que manutenção cria ativos altos. São pessoas que já alugam carros de 200 mil, ou veículos que atendem a logística. Eles pensam: porque não alugar uma máquina de três milhões?”, comenta Carlos.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

2

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

3

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

4

Pinhão gera renda e preservação ambiental no Sul de Minas

5

Semiárido em risco: como a desertificação ameaça a Caatinga

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Freepik

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

Análise de solo em laboratório mostrando matéria orgânica

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

Coleta de pinhão sob araucárias na Serra da Mantiqueira

Pinhão gera renda e preservação ambiental no Sul de Minas

Solo seco e rachado na Caatinga durante processo de desertificação

Semiárido em risco: como a desertificação ameaça a Caatinga